Notas de campo do Tenente-Coronel Richard Hecht, porta-voz da IDF para a mídia internacional
Ontem à noite, o porta-voz das IDF para a mídia árabe tuitou que os moradores de algumas áreas específicas no norte de Gaza deveriam evacuar em direção ao sul de Gaza. Já passamos mais de uma semana pedindo aos moradores de Gaza que se mudem para o sul, em direção a uma área humanitária mais segura.
Há um contraste muito forte em jogo aqui. Não com o ataque surpresa do Hamas contra moradores do sul de Israel, com o massacre do Hamas no festival de música Super Nova ou com os 7.000 foguetes lançados indiscriminadamente contra a casa israelense.
Os avisos das IDF ao povo de Gaza – destinados a protegê-los dos ataques das IDF contra o Hamas – devem contrastar com a forma como o Hamas trata seus próprios civis.
Desde que o Hamas assumiu o controle da Faixa de Gaza em 2007 e até hoje, um dos aspectos mais repreensíveis do Hamas é como a organização coloca em risco seus próprios homens, mulheres e crianças. Como posiciona lançadores de foguetes e centros de comando no coração de Gaza. Como cava túneis fortificados sob escolas da ONU. Como esconde líderes terroristas em áreas densamente povoadas. E sim, com a forma como obriga os seus moradores a manterem-se na linha de fogo.
A nossa guerra não é com o povo de Gaza. É com uma organização assassina que ataca israelenses, enquanto intencionalmente coloca em risco seus próprios moradores para proteger sua liderança. E é uma guerra que vamos vencer, mantendo a moral elevada.
Links Chave
- IDF mira em um esquadrão de lançamento de foguetes com o “Iron Sting“
- As IDF divulgaram dados de que cerca de 550 foguetes disparados de Gaza explodiram dentro da Faixa de Gaza.
Arena Sul:
Os preparativos para intensificar as atividades contra o Hamas em Gaza estão em andamento. Os ataques das FDI em Gaza continuam com o mesmo foco – atacando a liderança do Hamas ou terroristas que estiveram envolvidos nos ataques de 7 de outubro, visando locais militares ou administrativos do Hamas e visando locais militares em esforço para melhorar a flexibilidade operacional das IDF.
Como parte dos esforços para atingir a alta liderança do Hamas, as IDF visaram Muhamad Qatmash, vice-chefe da Unidade de Artilharia do Hamas, que também era responsável pelas operações de artilharia na Brigada Central do Hamas. Vários locais terroristas foram alvos ao longo da noite, incluindo dezenas de túneis militares, centros de comando, mesquitas usadas como salas de guerra operacionais, locais de armazenamento de armas e muito mais.
Ontem, as FDI mataram dois agentes terroristas perto da cerca de segurança entre Israel e a Faixa de Gaza, um dos quais era um agente do “Nukbha”.
Arena Norte
A agressão contínua do Hezbollah contra comunidades israelenses e instalações militares continuou com mísseis antitanque disparados contra comunidades do norte. Em todos os casos, as FDI responderam às fontes de incêndio. As IDF estão monitorando cuidadosamente a região e em pelo menos dois casos, hoje e ontem, as forças identificaram células terroristas que tentavam lançar mísseis antitanque com antecedência e neutralizaram as ameaças. Um UAV lançado do Líbano foi interceptado na manhã deste domingo pela Matriz de Defesa Aérea de Israel.
O mesmo sistema também interceptou um foguete lançado contra um UAV israelense que não foi danificado. Em duas ocasiões no último dia, morteiros e foguetes foram disparados contra Israel.
No sábado, um soldado das FDI ficou gravemente ferido, foi atingido por um míssil antitanque na área de Bar’am e depois sucumbiu aos ferimentos. Outros dois soldados ficaram levemente feridos e receberam atendimento médico no local.
Frente para casa
O Hamas e outras organizações terroristas em Gaza continuam a atacar indiscriminadamente a frente israelense. No último dia, foguetes foram disparados de Gaza em direção ao centro e sul de Israel. As IDF também divulgaram dados de que cerca de 550 foguetes disparados de Gaza foram disparados desde o início da guerra, pousando em Gaza.
À luz da ameaça contínua à frente doméstica israelense no norte e a fim de garantir a flexibilidade operacional, o Ministério da Defesa expandiu a evacuação das comunidades do norte, adicionando mais 14 comunidades à lista. Até o momento, cerca de 120.000 civis israelenses foram convidados a evacuar no sul e no norte de Israel. Até o momento, 212 famílias foram notificadas de que seus entes queridos foram sequestrados e 307 famílias foram notificadas de que seus entes queridos foram mortos em ação.
Judeia e Samaria
Em uma atividade conjunta das IDF e da Agência de Segurança de Israel, as IDF realizaram um ataque aéreo a um complexo terrorista subterrâneo na mesquita Al-Ansar em Jenin. A mesquita continha uma célula terrorista do Hamas e da Jihad Islâmica que a inteligência identificou como planejando um ataque terrorista iminente. A mesquita foi usada pelos terroristas como centro de comando para planejar os ataques e como base para sua execução.