- As FDI atingiram centenas de alvos em Gaza nas últimas 24 horas, concentrando-se em agentes do Hamas e alvos militares, incluindo locais de armazenamento de armas, túneis terroristas subterrâneos, centros de comando, postos de observação e muito mais.
- Um soldado das FDI foi morto por um míssil antitanque disparado da Faixa de Gaza, perto de Kissufim
- Os ataques do Líbano na fronteira norte de Israel continuaram, incluindo uma tentativa de lançamento de foguetes, dois UAVs que foram lançados e a identificação de uma célula de mísseis antitanque. Esses ataques foram evitados por uma ação rápida das FDI.
Continue lendo para obter uma nota do tenente-coronel Richard Hecht, links importantes para leitura recomendada e uma visão geral mais aprofundada da arena.
Notas de campo do Tenente-Coronel Richard Hecht, porta-voz da IDF para a mídia internacional
Para um porta-voz militar, a tensão entre o que pode e o que não pode ser publicado é um dilema que está no centro das atenções.
Cada briefing, cada publicação e cada entrevista requer uma consideração cuidadosa sobre quais fontes de inteligência podem ser comprometidas e quais capacidades militares sensíveis podem ser expostas.
Nesta guerra, fomos forçados a tomar outra decisão, muito mais horrível em sua natureza. Quando o Hamas atacou homens, mulheres e crianças em todo o sul de Israel em 7 de outubro (vídeo abaixo), o fez da maneira mais brutal. E como seria de esperar de uma organização terrorista sofisticada, orgulhosamente documentou esses horrores. Meticulosamente.
Se você tivesse me perguntado há três semanas, ficaria claro para mim que essas imagens e vídeos nunca veriam a luz do dia.
Eu estaria errado.
Antes mesmo de terminarmos de combater os terroristas no sul de Israel, as negativas começaram a chegar. Isso atingiu um pico com exigências absurdas, solicitando declarações médicas assinadas sobre um bebê incinerado.
Por isso, hoje, recebemos mais de 200 jornalistas para assistir a uma triagem das headcams dos terroristas. Durante quase uma hora, o ecrã exibiu horrores e alguns dos jornalistas mais endurecidos choraram.
Esta não é uma guerra que queríamos. Esta não é uma exibição que eu jamais sonharia que correríamos, não no meu pior pesadelo. Mas hoje, eu – juntamente com centenas de jornalistas e seus leitores – fui testemunha.
Fotos aéreas das IDF de locais de lançamento do Hamas nas proximidades de locais civis
Visão geral da arena
Gaza
As FDI continuam a atacar alvos militares do Hamas na Faixa de Gaza, preparando-se para a intensificação das operações para desmantelar a organização Hamas. No último dia, centenas de alvos foram atingidos. Dois desses alvos foram localizados nas proximidades de uma mesquita , enquanto o Hamas continua a usar infraestrutura civil para atividades terroristas. As IDF também continuaram a garantir que todos os envolvidos nos ataques de 7 de outubro sejam levados à justiça, tendo como alvo um membro das forças de Nuhkba.
Os esforços do Hamas para atacar Israel também continuaram. Na tarde de segunda-feira, dois VANTs foram lançados de Gaza e frustrados pelas IDF. Além disso, uma célula de míssil antitanque foi identificada e alvejada durante a noite por um tanque das IDF.
As IDF continuam a operar em ambos os lados da cerca de segurança, a fim de coletar informações e melhorar a flexibilidade operacional das IDF para os próximos estágios da guerra. Enquanto realizava essas missões, um soldado das FDI foi morto e outros três ficaram feridos perto de Kissufim depois que um tanque e um veículo de engenharia foram alvejados por um esquadrão antitanque na Faixa de Gaza no domingo.
Mais de 800 corpos de terroristas que invadiram Israel em 7 de outubro foram recuperados no sul de Israel, e cerca de 200 terroristas estão detidos. As IDF continuam monitorando cuidadosamente o sul de Israel após o ataque de 7 de outubro. Como parte desses esforços, uma mochila escolar rosa com um artefato explosivo foi localizada na área de Kissufim. Esta bolsa foi carregada por terroristas do Hamas no ataque de 7 de outubro e contém um dispositivo explosivo ativado remotamente e explosivos pesando cerca de 7 quilos.
Apesar das tentativas do Hamas de impedir que os residentes sigam as recomendações das IDF para se mudarem temporariamente para o sul de Gaza, mais de 700.000 residentes de Gaza já o fizeram. As forças de segurança israelenses verificaram os 14 caminhões carregados de ajuda humanitária contendo alimentos, água e remédios que cruzaram para Gaza pela passagem de Rafah no domingo. As IDF reiteraram que não permitirão que qualquer ajuda chegue aos terroristas do Hamas.
Norte de Israel
Na fronteira norte, os ataques terroristas do Hezbollah continuam com mísseis antitanque disparados contra comunidades e postos militares. As IDF continuam a identificar e eliminar rapidamente as habilidades das células terroristas que se preparam para lançar ataques. Apenas no último dia, as IDF atingiram oito dessas células, sete antes mesmo de lançarem foguetes. Desde o início da guerra, mais de vinte células do Hezbollah foram alvejadas. Na tarde de segunda-feira, um UAV tentou penetrar no espaço aéreo israelense do Líbano pelo mar, antes de ser interceptado pelo Conjunto de Defesa Aérea israelense.
As IDF continuarão a responder a todas as tentativas ou ataques às suas forças.
A Frente Israelense
O Hamas, no sul, e o Hezbollah, no norte, continuam a disparar foguetes e lançar VANTs contra comunidades israelenses e postos militares, com sirenes soando no sul de Israel, Be’er Sheva e no norte de Israel. A Autoridade Nacional de Gestão de Emergências disse que cerca de 120.000 civis foram realocados do sul e do norte de Israel.
Até o momento, 222 famílias foram notificadas de que seus entes queridos foram feitos reféns na Faixa de Gaza e 308 famílias de soldados foram notificadas de que seus entes queridos foram mortos em ação.