Recapitulação Diária: Hamas – Guerra de Israel 24 de outubro de 2023 (19:30) – Dia 18

Visão geral

As IDF continuaram a atacar o Hamas em resposta aos seus horríveis ataques de 7 de outubro. Isso incluiu ataques a três dos vice-comandantes de batalhões do Hamas, bem como a cerca de 400 locais militares na Faixa de Gaza.

Alguns desses ataques lançaram as bases para a intensificação das atividades das IDF, incluindo ataques a um túnel de ataque e locais de lançamento de morteiros ou foguetes.

Mais de duas semanas após o sequestro selvagem de homens, mulheres e crianças de Israel, dois reféns foram libertados do cativeiro. Outros 222 em cativeiro – um flagrante crime de guerra – incluindo os maridos idosos dos reféns libertados. As FDI continuarão a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para trazer os reféns para casa.

As FDI permaneceram vigilantes na fronteira norte à luz dos ataques em curso do Hezbollah. Em várias ocasiões, as IDF identificaram e neutralizaram unidades terroristas do Hezbollah. Durante a noite, as IDF atacaram locais do Hezbollah em resposta aos seus ataques.


Trechos de uma declaração do Chefe do Estado-Maior, Tenente-General Herzi Halevi

O Estado de Israel está no meio de uma guerra iniciada pela organização terrorista Hamas. O Hamas vai arrepender-se disso, já começa a arrepender-se agora.

As batalhas travadas por civis, seguranças, soldados e comandantes no dia 7 de outubro são dignas de apreciação. Centenas de terroristas foram mortos graças ao heroísmo daqueles que lutaram.

As forças das FDI estão atualmente destacadas no terreno, defendendo com força. A vigilância ainda é necessária. Estou visitando os soldados em campo e informando-os sobre a situação. Temos treinado para isso por muitos anos e desenvolvemos algumas das capacidades de combate mais avançadas do mundo. Temos os melhores soldados de combate.

As IDF e o Comando Sul prepararam um plano ofensivo de alta qualidade para alcançar nossos objetivos na guerra.

Quero deixar isso claro: as IDF estão prontas para as operações terrestres e receberão as decisões com o escalão político em relação aos próximos passos.

Estamos conduzindo uma guerra. Nesta fase, existem medidas táticas e estratégicas que nos permitem melhorar a nossa prontidão para passos futuros. Estamos utilizando cada minuto para estarmos melhor preparados.

A cada minuto que passa do outro lado, estamos atacando ainda mais nosso inimigo, destruindo mais de suas capacidades. Eliminar terroristas e agentes seniores e reunir mais inteligência.

Visão geral dos cinco membros do Hamas Aerial Array neutralizados até o momento.

Estamos a mantê-los atentos.

Agora o inimigo é quem espera.

Visão geral da arena

Arena Sul

As IDF continuam a preparar-se para uma manobra terrestre na Faixa de Gaza, incluindo ataques em áreas que permitirão mais flexibilidade operacional para a próxima fase da guerra, com um foco particular nos campos de preparação do Hamas nos bairros de Shuja’iyya, Shati, Jabalia, Daraj Tuffah e Zaytun.

No último dia, as FDI atingiram mais de 400 alvos terroristas e mataram vários comandantes do Hamas, bem como vários agentes que preparavam ataques. Esses ataques alavancaram a Força Aérea israelense, tanques e artilharia para ataques a lançadores de mísseis antitanque e postos de observação, um poço de túnel operacional, centros de comando, campos de preparação localizados em mesquitas e dezenas de outros locais de infraestrutura terrorista.

Como parte dos esforços contínuos para atingir os agentes do Hamas, desde os mais graduados até os comandantes operacionais no terreno, bem como todos os operacionais envolvidos nos ataques de 7 de outubro, ontem as IDF visaram três subcomandantes de batalhão. Ontem, as IDF também atacaram o chefe da matriz militar antitanque do Hamas no norte da Faixa de Gaza.

Desde o início da guerra, as IDF e a ISA eliminaram cinco comandantes do Hamas Aerial Array, que havia desempenhado um papel significativo no ataque contra Israel no início da guerra.

Como parte dos extensos esforços para libertar os reféns israelenses e estrangeiros mantidos pela organização terrorista Hamas em Gaza, hoje cedo as IDF usaram vários canais para se comunicar com os moradores de Gaza e pedir informações sobre os reféns, oferecendo proteção e compensação em troca.

Norte de Israel

Na noite de segunda-feira, as IDF identificaram e neutralizaram uma célula terrorista que tentava lançar foguetes em direção a Israel a partir de Har Dov. Outra unidade terrorista com inúmeras armas foi identificada e neutralizada na mesma área na tarde de terça-feira. Além disso, um míssil antitanque foi disparado em direção ao Kibutz Manara. As FDI responderam à origem do incêndio.

No último dia, as IDF eliminaram cinco unidades terroristas. Além disso, em resposta aos ataques em curso do sul do Líbano, as IDF atingiram três postos do Hezbollah. As FDI permanecerão vigilantes em todo o norte do Líbano, não mostrando tolerância com a agressão, respondendo com ataques à infraestrutura do Hezbollah.

A Frente Israelense

Foguetes continuam sendo lançados em direção ao norte e ao sul de Israel ao longo do dia. Na terça-feira, após uma trégua nos disparos de foguetes de longo alcance, foguetes de Gaza foram disparados em direção ao centro e ao sul de Israel, com sirenes soando até o norte de Tel Aviv.

Ontem à noite, duas idosas reféns, Nurit Kooper e Yoheved Lifshitz, foram libertadas e voltaram para casa em Israel, com o apoio do Egito e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. As IDF veem o retorno dos 222 reféns restantes, incluindo os maridos de Nurit e Yoheved, bem como bebês, crianças e idosos, como uma prioridade central, e continua a apoiar os esforços do governo nessa medida com apoio operacional e de inteligência.

A nação chora junto com as famílias dos 308 soldados que foram mortos durante a guerra até o momento.