Soldados das IDF, com base na inteligência das Forças Armadas de Israel ou Israel Defense Forces (IDF) e da Agência de Segurança de Israel (ISA), mataram o comandante do Batalhão de Khan do Norte Yunis da organização terrorista Hamas, Taysir Mubasher. No passado, ele serviu como comandante das forças navais do Hamas e ocupou vários cargos na fabricação de armas.
Mubasher tem vasta experiência militar e como comandante, dirigindo ataques terroristas, e é parente de altos funcionários do Hamas, incluindo Mohammed Deif, comandante supremo da ala militar do Hamas.
Mubasher foi responsável por inúmeros ataques terroristas contra civis israelenses e soldados das FDI ao longo dos anos, incluindo o ataque terrorista em “Atzmona” Mechina, no qual cinco dos estudantes de Mechina foram mortos e vários outros ficaram feridos.
Além disso, a inteligência mostra que Mubasher fabricou os artefatos explosivos usados para explodir um túnel sob um posto das IDF em Gush Katif em 2004, que matou um soldado das IDF e feriu vários outros, Além disso, Mubasher dirigiu o ataque terrorista no Vered Post em 2003, e esteve envolvido na infiltração nas praias de Zikim durante a Operação “Protective Edge”.
Durante a guerra, 300 foguetes e morteiros foram lançados de Khan Yunis em direção ao território israelense.