A operação aconteceu na madrugada desta quinta-feira, 26, e teve como objetivo ‘preparar o campo de batalha’ para a ofensiva terrestre
A incursão limitada — antes do início da operação terrestre — atingiu o norte de Gaza na madrugada desta quinta-feira, 26. As Forças de Defesa Israelenses (FDI) confirmaram a informação e afirmaram ter atacado, com forças de infantaria e tanques de guerra, locais estratégicos pertencentes ao Hamas e numerosos terroristas.
As FDI informaram que, durante a incursão, as tropas israelenses atingiram, além dos terroristas, a infraestrutura e posições de lançamento de mísseis guiados antitanque pertencentes ao Hamas.
O porta-voz das FDI, contra-almirante Daniel Hagari, afirmou que a ofensiva “direcionada” durou algumas horas, e nenhum soldado ficou ferido. Depois da ação, os tanques retornaram com a tropa para o lado israelense da fronteira com Gaza.
“Por meio da incursão”, disse o porta-voz, “eliminamos terroristas, neutralizamos ameaças, desmantelamos explosivos, neutralizamos emboscadas, a fim de possibilitar as próximas etapas da guerra para as forças terrestres.”
Com a “operação para preparar o campo de batalha”, Israel deu mais um passo na meta de uma invasão em grande escala com o objetivo de eliminar o grupo terrorista Hamas, que governa a Faixa de Gaza.
A imprensa local considerou a “incursão direcionada” como a mais significativa ofensiva terrestre na região palestina desde o início dos conflitos, depois dos ataques de 7 de outubro.
As FDI divulgaram que a incursão com os tanques foi liderada pela brigada de infantaria givati e pela divisão blindada 162ª. De acordo com as autoridades israelenses, a ação fez parte dos preparativos para a área de fronteira, visando às “próximas etapas da guerra”, quando começarão as ações terrestres prometidas.
O governo de Israel reafirmou que o seu objetivo no conflito com o Hamas é destruir a infraestrutura do grupo terrorista apoiado pelo Irã e desmantelar a organização criminosa. E garantiu, de acordo com a imprensa israelense, que estão comprometidos a “minimizar os danos aos civis em Gaza”.
A diferença entre a incursão com os tanques e as operações realizadas diariamente
A incursão com os tanques ocorrida nesta madrugada foi além das chamadas “incursões localizadas”, que são realizadas por Israel quase diariamente, com a atuação de soldados nas áreas próximas à fronteira para buscar os corpos de israelenses desaparecidos e para limpar o terreno de explosivos deixados pelos terroristas do Hamas, desde o ataque de 7 de outubro.
Essas incursões diárias são realizadas com um menor número de tropas e não entram tão profundamente na Faixa de Gaza como a recente operação com os tanques.
*Fonte: Revista Oeste