Barcelona x Real Madrid: Vini Jr é alvo de insultos racistas, e LaLiga se posiciona

Associação espanhola promete trabalhar para identificar responsáveis por ofensas durante o clássico deste sábado

A LaLiga, associação responsável por administrar o futebol espanhol, emitiu um comunicado após registros de ofensas racistas no clássico entre Barcelona e Real Madrid neste sábado. Vini Jr, mais uma vez, foi alvo de ataque vindo das arquibancadas.

A instituição afirmou estar trabalhando na identificação das pessoas responsáveis pelos insultos no Estádio Olímpico Lluís Companys, em Barcelona.

Alguns vídeos circularam pelas redes sociais e, segundo o jornal Marca, um objeto semelhante a uma banana foi arremessado na direção do campo no momento em que Vini foi susbtituído por Lucas Vázquez, nos minutos finais.

Veja o comunicado emitido pela LaLiga:

“A LALIGA está trabalhando com prioridade para identificar as pessoas que proferiram insultos racistas e irá, como sempre, apresentar queixa pertinente. Estamos em contato direto com a Polícia e com o FC Barcelona.”

Os insultos contra Vini Jr vêm sendo recorrentes em jogos do Campeonato Espanhol. Há exatamente uma semana, depois de passar por episódio semelhante diante do Sevilla, o atacante brasileiro de 23 anos postou um texto pedindo que autoridades façam sua parte e mudem a legislação.

Vini Jr durante Barcelona x Real Madrid pelo Campeonato Espanhol — Foto: REUTERS/Nacho Doce
Vini Jr durante Barcelona x Real Madrid pelo Campeonato Espanhol — Foto: REUTERS/Nacho Doce

– O rosto do racista de hoje está estampado nos sites como em várias outras vezes. Espero que as autoridades espanholas façam sua parte e mudem a legislação de uma vez por todas. Essas pessoas têm que ser punidas criminalmente também. Seria um ótimo primeiro passo para se preparar para a Copa do Mundo de 2030. Estou à disposição para ajudar. Desculpem parecer repetitivo, mas é o episódio isolado número 19. E contando… – publicou na ocasião.

Em campo, o Real Madrid venceu o Barcelona por 2 a 1, de virada e com dois gols de Bellingha, e retomou a ponta da competição. O Girona é o vice-líder.

Barcelona se posiciona:

“O FC Barcelona defenderá sempre os valores do futebol e do desporto como o respeito pelo adversário e investigaremos qualquer insulto racista que possa ter ocorrido esta tarde durante o jogo contra o Real Madrid.”

*Fonte: GE