Recapitulação diária: Hamas – Guerra de Israel 29 de outubro de 2023 (19:30) – Dia 23

Visão geral da arena

Sul de Israel

Vídeo em expansão no sistema de túneis do Hamas sob Gaza

As tropas das FDI operam dentro da Faixa de Gaza, no terreno, desde sexta-feira à noite, como parte da intensificação em curso da guerra contra o Hamas. Como disse o contra-almirante Daniel Hagari, porta-voz das IDF, na manhã de domingo, as IDF continuam a expandir o escopo da atividade terrestre dentro da Faixa de Gaza.

No último dia, as IDF atingiram mais de 450 alvos terroristas, incluindo centros de comando operacional, postos de observação e postos de lançamento de mísseis antitanque. Forças combinadas, incluindo forças terrestres, identificaram e atacaram células terroristas que tentaram atacar as forças, bem como células terroristas que planejavam executar lançamentos de mísseis antitanque. As forças das FDI também colaboraram com a Força Aérea israelense para implementar ataques aéreos contra alvos em Gaza.


Situação humanitária na Faixa de Gaza, com base em briefing com o Coronel Elad Goren, Chefe de Assuntos Civis do COGAT

Em um briefing hoje, o coronel Elad Goren abordou o apoio humanitário à Faixa de Gaza, antes e durante a Guerra com o Hamas, iniciada pelo ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023. A seguir, alguns pontos-chave do briefing:

  • Antes do ataque do Hamas a Israel, cerca de 18.500 habitantes de Gaza entravam em Israel diariamente para trabalhar, normalmente ganhando salários cerca de 3,5 vezes maiores do que o salário médio local.
  • Cerca de 82.000 caminhões de suprimentos foram responsáveis por 2,2 milhões de toneladas de mercadorias que entraram na Faixa de Gaza por travessias israelenses anualmente.
  • Durante o massacre de Sete de Outubro pelo Hamas, os próprios cruzamentos e soldados responsáveis pela transferência de ajuda para a Faixa de Gaza foram visados. Alguns permanecem sequestrados dentro da Faixa de Gaza.
  • Além disso, os ataques do Hamas danificaram dois dos três canos de água que transferiram água para a Faixa de Gaza. No total, a água israelense representava apenas dez por cento do abastecimento de água de Gaza antes dos ataques.
  • Os ataques do Hamas também danificaram nove das dez linhas de energia que transportam eletricidade para a Faixa de Gaza. O Cel Goren observou que todas as infraestruturas sensíveis na Faixa de Gaza, incluindo hospitais e estações de esgoto, têm fontes alternativas de energia disponíveis, incluindo geradores e painéis solares, mas que o Hamas continua a direcionar o uso de combustível e tem priorizado o uso terrorista.
  • Desde os ataques, Israel tem investido na reparação da infraestrutura, permanecendo em guerra com o Hamas. Duas linhas de água estão atualmente ativas e estão transferindo 28 milhões de litros de água potável para Gaza todos os dias. Atualmente, não há falta de água na zona humanitária perto de Khan Yunis, embora haja alguns problemas na distribuição de água para o norte, o que é mais uma razão pela qual os civis de Gaza são instados a se deslocar para o sul.
  • Em coordenação com os Estados Unidos, o Egito e as Nações Unidas, Israel está inspecionando mercadorias na passagem de Nitzana, após o que elas são transferidas para a passagem de Rafah para movimentação na Faixa de Gaza. Até o momento, centenas de toneladas de mercadorias foram fornecidas e Israel pretende aumentar isso significativamente em um futuro próximo.

Norte de Israel

O Hezbollah continua a iniciar atos de agressão contra Israel; as IDF não tolerarão esses atos e continuarão a atacar em resposta. Os terroristas do Hezbollah que se aproximam da cerca também serão visados. Durante a noite, as IDF visaram alvos militares do Hezbollah, incluindo infraestruturas e postos militares.

Ontem à noite, sirenes soaram em Margaliot, uma comunidade no norte de Israel, após três foguetes lançados do Líbano. Os foguetes caíram em áreas abertas. Em resposta a esses lançamentos e outros ataques no último dia, as IDF visaram alvos terroristas do Hezbollah no Líbano.

Arenas adicionais

Até agora, notificamos as famílias de 311 soldados das FDI mortos, bem como as famílias de 230 reféns. Como disse o porta-voz das IDF:

Estamos abraçando as famílias. Continuaremos a acompanhá-los em todos os momentos.

Estamos a fazer tudo o que podemos para devolver os reféns a casa – este é o nosso objectivo final. Os soldados das FDI estão lutando no campo neste exato momento para alcançar esse objetivo.

Os disparos de foguetes em direção a Israel continuaram com sirenes soando no centro e no sul de Israel.