Golpistas de SP movimentaram mais de R$ 800 mil das vítimas e foram presos enquanto tentavam comprar iPhones de última geração em shopping
Dois homens foram presos, na tarde dessa quarta-feira (1º/11), suspeitos de cometerem o “golpe do motoboy” contra idosos e furtarem cartões de crédito das vítimas. Equipes da 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte) flagraram a dupla tentando comprar dezenas de iPhones 15 Pro — o mais recente lançado pela Apple —, em um shopping da região administrativa.
Os criminosos eram de São Paulo, mas atuavam no Distrito Federal, há cerca de um mês, para cometer esse tipo de delito. A intenção deles, segundo a Polícia Civil (PCDF), era voltar para o estado de origem com bens comprados usando os cartões subtraídos.
As vítimas moravam no Lago Norte. Os golpistas entravam em contato com elas e se passavam pela central de segurança de um falso banco. Após dizer aos alvos que os cartões deles haviam sido clonados, a dupla oferecia o serviço de um motoboy, que iria às casas dos idosos para pegar e destruir os itens supostamente fraudados.
Para passar uma imagem de credibilidade, os criminosos usavam crachás também falsos, com identificação de banco. Os motoboys recolhiam os cartões na casa das vítimas e, depois, estouravam o limite disponível, usando-os em maquininhas dos próprios golpistas.
Quando os cartões não eram canceladas, a dupla comprava bens de alto valor, de forma parcelada, em shoppings do DF. A intenção deles seria voltar para São Paulo depois de cometerem os crimes, segundo a PCDF.