Informações adicionais e pensamentos do Tenente-Coronel Richard Hecht, Porta-voz Internacional da IDF, estão disponíveis em seu boletim informativo Substack aqui .
Visão geral da arena
Sul de Israel
Israel entra na quinta semana desta guerra, desencadeada pelo ataque do Hamas às comunidades israelitas no sul de Israel. As forças das FDI continuam a operar nas profundezas da Faixa de Gaza, combinando forças aéreas, navais e terrestres com inteligência precisa. O norte de Gaza está cercado, com forças das FDI presentes e conduzindo operações pontuais dentro de Gaza. Desde que as operações terrestres começaram, há pouco mais de uma semana, mais de 2.500 alvos terroristas foram atingidos, incluindo complexos terroristas, postos de observação, túneis terroristas, depósitos de armas, liderança tática sênior e muito mais.
Em um exemplo de um ataque, após informações obtidas durante interrogatórios da Agência de Segurança de Israel (ISA/Shabak) e das IDF de agentes terroristas do Hamas, caças das IDF atacaram a infraestrutura do Hamas no telhado de um prédio e em um poço de túnel próximo. As IDF também atacaram um centro de comando e controle, contando com informações desses interrogatórios, neutralizando terroristas e obtendo materiais de inteligência.
Israel continua a tomar medidas viáveis para mitigar o impacto sobre os residentes de Gaza. No fim de semana, 63 caminhões de suprimentos humanitários foram transferidos para a Faixa de Gaza. O Hamas continua a dificultar a evacuação de civis na Faixa de Gaza. Em um exemplo deste fim de semana, as forças das FDI tentaram abrir um corredor humanitário na rota Salah Al-Din, na Faixa de Gaza, entre 13h e 00h, e anunciaram isso publicamente por meio da conta do Twitter (X) da IDF Saf. No entanto, terroristas do Hamas aproveitaram isso para disparar morteiros e mísseis antitanque contra as forças das FDI que tentavam abrir o corredor.
Na tarde de domingo, o contra-almirante Daniel Hagari, porta-voz das IDF, expôs informações que mostram até que ponto o Hamas explora hospitais na Faixa de Gaza. Isso incluiu imagens de terroristas do Hamas disparando de dentro de hospitais, dados sobre os esforços feitos pelas IDF para exortar os moradores de Gaza a se mudarem para o sul e muito mais. A gravação completa do briefing está disponível aqui .
Norte de Israel
As IDF continuam a responder ao fogo do Hezbollah contra posições das IDF ao longo da fronteira com ataques de tanques, artilharia e caças da Força Aérea Israelense (IAF) a postos de comando, complexos e locais de armazenamento de foguetes. O IDF mantém um alto nível de prontidão e está bem preparado para qualquer desenvolvimento na área. Vários foguetes foram lançados em direção a Israel no sábado, mas não pousaram em território israelense.
Após o ataque, as IDF atacaram a infraestrutura do Hezbollah. Além disso, um míssil antitanque foi disparado em direção a Metula; não houve registro de feridos. No domingo, um UAV foi identificado voando das profundezas do Líbano em direção a Israel. O VANT foi interceptado pela IDF Aerial Defense Array sobre o Líbano.
Além disso, no domingo foguetes foram lançados do Líbano para Avivim, no norte de Israel, e um incêndio em direção à área de Malkia, no norte de Israel, foi identificado.
Outras Arenas
A frente doméstica israelense continua sob fogo, incluindo disparos de foguetes no norte e no sul de Israel e o Comando da Frente Interna das FDI continua atualizando os regulamentos. A defesa antimísseis ativa está desempenhando um papel importante na manutenção da segurança e da estabilidade; em um dos casos, no sábado, o Hamas disparou um foguete de longa distância em direção a Arava, no sul de Israel. Este foguete foi interceptado pelo Arrow.
Atualmente, há 241 famílias cujas famílias foram notificadas de que seus entes queridos estão sendo mantidos reféns. Desde 7 de outubro, famílias de 345 soldados israelenses e forças de segurança foram notificadas de que seus entes queridos foram mortos em ação.