Informações adicionais e pensamentos do Tenente-Coronel Richard Hecht, Porta-voz Internacional da IDF, estão disponíveis em seu boletim informativo Substack aqui.
Visão geral da arena
Sul de Israel
As forças das FDI do 36º Batalhão, lideradas pela Unidade de Reconhecimento Golani, chegaram à costa de Gaza, ao sul da Cidade de Gaza. As FDI completaram o cerco ao norte de Gaza, separando redutos do Hamas no norte do sul. Esta estratégia está a revelar-se eficaz quando se enfrenta o Hamas.
As FDI continuam a atacar infraestruturas terroristas em Gaza e a intensificar as operações terrestres no norte da Faixa de Gaza. As tropas em Gaza estão envolvidas em combates corpo a corpo e realizando ataques coordenados, juntamente com a Marinha e a Força Aérea. Essas operações terrestres descobriram um número significativo de lançadores de foguetes, túneis e depósitos de munição.
Ontem à noite, as forças das FDI garantiram um reduto do Hamas no norte de Gaza, matando vários terroristas. Esta fortaleza continha aberturas de túneis, instalações de treinamento e posições de vigia.
As IDF também continuam a visar a liderança sênior do Hamas. Ontem, as IDF, contando com a inteligência do ISA, visaram Jamal Mussa, responsável pelas operações especiais de segurança na organização terrorista Hamas.
As FDI continuam a apelar a todos os residentes que ainda estão no norte de Gaza para se deslocarem para sul. Como ontem, corredores humanitários foram abertos pelas IDF para esse fim. No último dia, Israel atingiu 450 alvos do Hamas em Gaza. A ajuda humanitária continua a entrar em Gaza com 75 camiões a atravessar para Gaza
Norte de Israel
Em resposta aos ataques no norte de Israel, as IDF atingiram vários alvos no sul do Líbano, incluindo depósitos de foguetes e posições militares do Hezbollah.
Nas últimas 24 horas, as forças das FDI neutralizaram vários terroristas que tentavam disparar contra o território israelense. Ontem, um UAV identificado nas profundezas do Líbano que voava em direção a Israel foi interceptado pela IDF Aerial Defense Array sobre o Líbano. Vários foguetes foram lançados do Líbano em direção a Avivim e Malkia, no norte de Israel.
As IDF continuam bem preparadas ao longo da fronteira norte. Como disse ontem o Chefe do Estado-Maior, Tenente Herzi Halevi, num briefing no Comando Norte, “estamos prontos para atacar no Norte a qualquer momento”.
Outras Arenas
Desde o início da guerra, as IDF e o ISA prenderam 850 suspeitos do Hamas na Judeia e Samaria. As IDF, juntamente com outras agências de segurança, continuam a trabalhar ininterruptamente para o retorno seguro de todos os reféns.
Até o momento, notificamos as famílias de 348 soldados que caíram em combate desde o dia 7 de outubro. Um total de 240 reféns permanecem em cativeiro em Gaza.