Em abril deste ano, o vereador José Felipe Horta, após reunião com moradores do bairro Jardim Belo Horizonte, começou a articular junto às forças de segurança pública, administração municipal e políticos da região, a implementação de ações ostensivas contra a criminalidade. De acordo com o levantado em reunião, os assaltos no bairro eram frequentes, independente do dia e horário. Para resolver o problema, o vereador sugeriu ao prefeito a adesão ao Programa Vigia Mais MT, do Governo de Mato Grosso, que consiste na implantação de 660 câmeras de monitoramento, a fim de inibir ações criminosas.
O pedido era para que a implantação das câmeras acontecessem nos bairros de maior recorrência de criminalidade. Cada modelo de câmera usado no programa tem uma funcionalidade. A sugestão foi pelos modelos OCRs, que faz a leitura de placas e monitoram veículos em tempo real; e, as Speed Domes, que captam imagens em 360 graus com alcance de 2km.
Na época, a solicitação não foi atendida pela gestão pública e, como alternativa, o prefeito se propôs a instalar lâmpadas de Led nos bairros próximos à rodovia e região. Já o comandante da PM no município, Ten. Coronel Osório, se comprometeu a intensificar rondas na região.
Mesmo diante do pouco interesse da gestão municipal a adesão ao programa, em 14 de julho deste ano, a Prefeitura de Rondonópolis recebeu do Governo do Estado mais de 500 equipamentos de monitoramento. Porém, até o momento, nenhuma delas foi instalada.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
O vereador José Felipe não desistiu de buscar ajuda para aquela comunidade e as demais que vêm sofrendo com a criminalidade. E a luta agora ganhou reforço. O Deputado Claudio Ferreira deve fazer, nesta quinta-feira (09), uma audiência pública para debater ações para a implantação de um sistema de monitoramento eletrônico e ampliação de medidas de Segurança Pública em Rondonópolis. A reunião acontecerá na sede da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Rondonópolis a partir das 19 horas.
O assunto central da reunião será a execução do Programa Vigia Mais MT, o mesmo proposto pelo vereador em abril deste ano. De acordo com o deputado, o sistema de monitoramento eletrônico reduz os índices de criminalidade em cidades em que o programa já está em funcionamento.
“Diante dos recentes registros de assaltos e até mesmo sequestros é imprescindível que busquemos soluções para aumentar a segurança em nossa cidade. Se depois de receber os equipamentos de monitoramento eletrônico a prefeitura teve dificuldades em possibilitar a instalação, precisamos saber para que assim possamos ajudar e trabalhar juntos para que este importante programa do governo estadual também esteja vigente em Rondonópolis”, disse o parlamentar.
Para o vereador José Felipe, a iniciativa vai inibir a ação de criminosos e trazer mais tranquilidade para a população. “É um excelente projeto e a efetivação dele vai ser muito positiva, tanto para a sociedade, quanto para as forças de segurança. Vai facilitar o trabalho dos policiais e trazer mais segurança para os moradores”, concluiu.