IDF
Visão geral da arena
Arena Sul:
Hoje, o porta-voz das FDI, o contra-almirante Daniel Hagari, subiu ao campo de batalha para mostrar aos repórteres internacionais e ao público a triste realidade de hospitais infestados de terroristas e túneis terroristas subterrâneos em Gaza. Radm. Hagari, acompanhado pelos repórteres, encontrou-se com as tropas a alguma distância do lado de fora do hospital de Rantisi, onde um túnel que se abre a 20 metros de profundidade foi encontrado sob as tábuas do chão de uma casa. As imagens a seguir mostram o porta-voz das FDI entrando no túnel e saindo dele no porão do hospital Rantisi, onde, de acordo com vários sinais indicativos, os reféns israelenses foram mantidos anteriormente por terroristas do Hamas.
As tropas das IDF, incluindo a 401ª Brigada, a 188ª Brigada e a 551ª Brigada, continuaram a operar em todo o norte da Faixa de Gaza. As tropas testemunharam o uso extensivo de áreas civis para fins terroristas e encontraram uma abundância de armas em escolas, universidades, mesquitas e edifícios residenciais, entre outros lugares. Um caso que se destacou foi a mesquita de Abu Bakr, na qual o Hamas armazenou uma enorme quantidade de explosivos e dispositivos incendiários.
Os terroristas do Hamas atacaram as nossas tropas ao longo das suas operações. Soldados da 188ª Brigada foram alvo de disparos de RPG e armas leves vindos da direção do hospital Al-Quds, levando a uma troca de tiros. Os terroristas saíram dos edifícios adjacentes ao hospital, esconderam-se entre os civis que saíam do hospital e juntaram-se à tentativa de ataque contra as tropas das FDI a partir da entrada do hospital, antes de se virarem e se esconderem dentro dele.
As tropas terrestres das FDI entraram na residência de um alto agente da Jihad Islâmica em Beit Hanoun e localizaram um grande número de armas dentro do quarto de uma criança. Durante uma atividade operacional adicional na área, as tropas localizaram uma entrada de túnel, materiais de inteligência pertencentes à organização terrorista Hamas e armas.
As IDF e a ISA eliminaram o chefe do conjunto de mísseis antitanque da Brigada Khan Yunis do Hamas, Yaakub A’ashur, e o ex-chefe de inteligência militar do Hamas, Mohammed Khamis Dababash
Além disso, Tahsin Muslem, comandante da companhia de assistência de combate que era responsável pelas forças especiais em Beit Lahia, Jihad A’azem, um oficial de investigações de inteligência do Hamas em Zaytun, e Munir Hareb, chefe de Relações Públicas da brigada Rafah também foram mortos.
Arena Norte:
No último dia, as tropas das FDI neutralizaram 5 células terroristas e permanecem em alerta máximo. As IDF responsabilizam o Hezbollah e o governo libanês por cada tiroteio realizado a partir do Líbano.
Em resposta aos contínuos ataques na fronteira norte, caças das FDI atingiram vários locais militares do Hezbollah no Líbano. Esses alvos incluíam infraestrutura terrorista, complexos de armazenamento de armas e um centro de comando operacional.
Esforços Humanitários:
Os corredores de evacuação permaneceram abertos para civis hoje entre as 09:00 e as 16:00 através da rota Salah Al-Din para sul de Wadi Gaza. Além disso, das 10h às 00h, o corredor de evacuação da rua Youssef Al-Azmeh, no litoral norte, estava aberto.
Houve uma pausa tática das operações militares para fins humanitários entre 10:00-14:00 na cidade de Rafa, na área oeste da rua Salah Al-Din.
Reféns e os soldados caídos
As IDF continuam a trabalhar em estreita cooperação com a ISA para fazer tudo para devolver os reféns para casa. As IDF atualizaram as famílias de 363 soldados mortos que perderam a vida lutando por nosso país.