Polícia Penal apreende 19 celulares e entorpecentes na penitenciária de Rondonópolis

Ação foi executada no Raio 2 da unidade para remover materiais ilícitos das celas

Força-tarefa realizada pela Polícia Penal, na manhã desta quarta-feira (15.11), resultou na apreensão de aparelhos celulares, carregadores, fones de ouvido e entorpecentes na Penitenciária Major Elder de Sá, conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis (216 km de Cuiabá). 

A ação faz parte da Operação revista, executada no Raio 2 da unidade, com objetivo de remover materiais ilícitos das celas, além de manter a ordem e disciplina na penitenciária. A equipe utilizou o Procedimento Operacional Padrão (POP) e removeu todos reeducandos das celas para que fossem feitas as buscas de maneira minuciosa. 

Ao todo, os policiais penais apreenderam 19 aparelhos celulares, 15 deles smartphones, 4 carregadores, 4 fones de ouvidos, e 19 porções de entorpecentes, entre maconha e pasta base de cocaína. 

A Direção da Penitenciária informa que, devido a proximidade das festas natalinas, vem intensificando revistas e procedimentos como forma preventiva, no intuito, dentre outras coisas, de evitar motins e fugas.

“A retirada de materiais ilícitos é imprescindível, pois os recuperandos utilizam os aparelhos celulares para tentarem efetuar golpes na população e fazer comunicação indevida com membros que estão soltos. O trabalho é incessante, vez que o crime sempre busca inovação para conseguir introduzir materiais ilícitos dentro do Presídio, a exemplo dos aparelhos móveis drones que desovam celulares e drogas. Estamos vigilantes e aplicando os métodos legais para evitar essas condutas ilícitas”, concluiu o diretor da penitenciária Ailton Ferreira.