Com base na inteligência das IDF e do ISA, as tropas das IDF expuseram um túnel terrorista de 55 metros de comprimento a 10 metros de profundidade sob o complexo do Hospital Shifa.
Uma escada profunda leva à entrada do eixo do túnel, que consiste em vários meios de defesa, incluindo uma porta à prova de explosão e um orifício de disparo.
Esse tipo de porta é usado pela organização terrorista Hamas para impedir que as forças israelenses entrem nos centros de comando e nos ativos subterrâneos pertencentes ao Hamas.
O eixo do túnel foi descoberto na área do hospital sob um galpão ao lado de um veículo contendo várias armas, incluindo RPGs, explosivos e fuzis Kalashnikov.
As forças das FDI e do ISA continuam a descobrir a rota do túnel.
As descobertas provam claramente que vários edifícios no complexo do hospital são usados pelo Hamas como cobertura para infraestrutura e atividades terroristas. Esta é mais uma prova da forma cínica como o Hamas usa os residentes da Faixa de Gaza como escudo humano para as suas atividades terroristas assassinas.
Pela primeira vez: um Batalhão Misto de Busca e Resgate está operando na Faixa de Gaza
A unidade mista do Batalhão Shachar da Brigada de Busca e Salvamento juntou-se às forças terrestres que operam contra a organização terrorista Hamas na Faixa de Gaza.
Sob o comando do LTC Yarden, os soldados de combate femininos e masculinos do Batalhão Shachar usaram sua experiência para revistar edifícios e localizar armas como parte das forças de combate combinadas da 162ª Divisão.
Os soldados operavam na área de Shati, um dos principais centros operacionais do Hamas na Faixa de Gaza.
Soldados da Brigada de Busca e Salvamento se juntaram à Brigada de Comando durante um ataque à infraestrutura terrorista do Hamas em um hotel.
Os soldados invadiram uma área em que armas e materiais de inteligência do Hamas estavam localizados.
Desde que as IDF começaram a operar na Faixa de Gaza, a Brigada de Busca e Resgate tem liderado os esforços de resgate e evacuação de edifícios e locais de destruição de acordo com os requisitos operacionais.
A última conversa entre o CPT Jamal Abbas z”l e seu pai e irmão: “Saudades, te amo, esperando seu retorno”
O comandante da Companhia do 101.º Batalhão da Brigada Paraquedista, foi morto hoje em uma batalha em Sheikh Ijlin, na Faixa de Gaza. Durante a batalha, seus familiares, seu pai COL (res.) Anan e seu irmão CPT (res.) Gideon, que servem no Comando Norte, conseguiram chamar Jamal z”l para uma breve conversa, que acabou se tornando a última.
A gravação é distribuída com autorização da família.
seu irmão, CPT (res.) Gideon
Anan (pai de Jamal): Comando, do pai e Gideon
Jamal z”l: Vá em frente
Anan: Nós lhe enviamos calorosas saudações. Comando, você é a ponta de lança dos soldados. Cuidem-se, combatam o Hamas, destruam-nos. Lute com ousadia. Fique lá o tempo que for necessário até a vitória. Sinto muito a sua falta e te amo. Vocês são apoiados pelo Comando Norte e pela nossa família. Cuidem-se, voltem em segurança, e eu te vejo em breve.
Jamal z”l: Muito obrigado papai, e parabéns pelo novo posto.
Gideão (irmão de Jamal): Comando, desejo-lhe muito sucesso. Saudades, te amo, esperando o seu retorno, até a vitória, irmão, em memória de todos os caídos.
Jamal z”l: Com a ajuda de Deus Gideão, parabéns pelo seu novo posto também.
Gideão: Obrigado, Comando.
Tropas operam nas áreas de Zaytun e Jabalya e encontram terroristas
As IDF estão expandindo as atividades na Faixa de Gaza; No último dia, tropas da 36ª Divisão operaram na área de Zaytun, e tropas da 162ª Divisão operaram na área de Jabalya. Durante a atividade operacional, as tropas encontraram numerosos terroristas
O Comando Sul continua expandindo suas atividades operacionais em bairros adicionais na área da Faixa de Gaza e realizou atividades operacionais nas áreas de Zaytun e Jabalya para atingir terroristas
e atacar a infraestrutura do Hamas.
Tropas da 36ª Divisão estão operando contra o Batalhão “Zaytun” do Hamas, um dos principais batalhões do Hamas, no bairro de Zaytun, na Cidade de Gaza. Em paralelo, tropas adicionais estão operando nos arredores de Zaytun, incluindo Sheikh Ijlin e Rimal, limpando as áreas de terroristas e atacando infraestruturas terroristas.
Tropas da 162ª Divisão estão operando nos arredores de Jabalya. A área abriga o centro de comando e controle da Brigada do Norte de Gaza e onde está localizado um dos redutos terroristas mais significativos, no qual operam quatro batalhões do Hamas.
Forças de engenharia, infantaria e corpos blindados das divisões, auxiliados pela IAF, estão encontrando terroristas que operam intencionalmente de dentro de áreas civis e tentam atacar as tropas usando mísseis antitanque e dispositivos explosivos.
Durante os encontros, numerosos terroristas foram mortos e as tropas atingiram um grande número de infraestruturas terroristas, incluindo infraestruturas subterrâneas e alvos significativos da organização terrorista.
Mais de 6.000 litros de água e 2.300 kg de alimentos foram transferidos para o Hospital Shifa
As tropas das IDF, por meio da Administração de Coordenação e Ligação (CLA) para Gaza, transferiram mais de 6.000 litros de água e mais de 2.300 kg de alimentos, incluindo peixe, enlatados, pão, barragens e tâmaras para o Hospital Shifa.
Esta atividade foi feita em paralelo com as atividades das IDF para localizar e impedir o terrorismo no hospital.
Além disso, esta manhã, as IDF acederam ao pedido do diretor do Hospital Shifa para permitir que outros habitantes de Gaza que estavam no hospital e gostariam de evacuar o fizessem pela rota segura.
Militares concordam em expandir e ajudar o esforço de evacuação do Hospital Shifa
Após o pedido do diretor do Hospital Shifa, as IDF concordam em expandir e ajudar o esforço de evacuação do Hospital Shifa Esta manhã, as IDF acederam ao pedido do diretor do Hospital
Shifa para permitir que outros habitantes de Gaza que estavam no hospital, e gostariam de evacuar, o fizessem pela rota segura.
Em nenhum momento, as IDF ordenaram a evacuação de pacientes ou equipes médicas e, de fato, propuseram que qualquer pedido de evacuação médica seria facilitado pelas IDF.
A equipe médica permanecerá no hospital para apoiar os pacientes que não puderem evacuar.
Durante a noite (sexta-feira), as IDF forneceram comida, água e assistência humanitária adicionais ao hospital.
Forças de Israel eliminam terroristas em Balata, Nablus
Em uma atividade conjunta de contraterrorismo das IDF e da ISA durante a noite no Campo de Balata, uma aeronave das IDF atingiu um esconderijo usado por terroristas envolvidos no planejamento de ataques terroristas iminentes contra civis e alvos militares israelenses.
Entre os terroristas mortos durante a atividade está Muhammad Zahed, morador do campo, um terrorista proeminente na cidade de Nablus. Zahed estava envolvido em ataques a tiros na área de Nablus e planejava novas atividades terroristas.
Um dos ataques terroristas significativos em que esteve envolvido inclui um ataque a tiros em abril de 2023 em Jerusalém, que feriu dois civis israelenses.
Zahed participou da atividade terrorista hostil no campo de Balata e fundou uma célula terrorista composta por jovens do campo, que ele armou com explosivos e armas para atividades terroristas contra os soldados das FDI que entravam no campo.
No passado, ele realizou ataques a tiros contra soldados das IDF, enviou terroristas para realizar ataques terroristas e reuniu o campo contra as forças das IDF. Além disso, Zahed recebeu armas e fundos para novos ataques terroristas contra civis e soldados israelenses e começou a produzir explosivos para o batalhão.
Além disso, durante a atividade conjunta das IDF, ISA e Polícia de Fronteira de Israel no Campo de Balata, as forças desmantelaram uma instalação de produção de explosivos na área com uma série de dispositivos explosivos prontos para uso. Além disso, um veículo de engenharia expôs artefatos explosivos que estavam escondidos embaixo e nas laterais da estrada com o objetivo de prejudicar as forças. Durante a atividade, terroristas dispararam contra as forças, que responderam com fogo real. Não houve feridos.
As IDF e a ISA continuarão a operar para eliminar ameaças e atingir agentes envolvidos em ataques terroristas contra Israel.