Recapitulação diária: Guerra contra o Hamas 23 de novembro de 2023 – Dia 48

IDF

Visão geral da arena Do Substack do Tenente-Coronel Richard Hecht:

Resumo da Arena Sul

  • Operações generalizadas continuaram no norte de Gaza, incluindo ataques de drones e tanques contra células terroristas e postos de observação. Mais de 300 locais terroristas do Hamas foram alvejados, abrangendo centros de comando, túneis e instalações de armas.
  • Com base em informações precisas, as forças da unidade de comando Egoz realizaram atividades operacionais precisas na área de Shati, em Gaza. As forças atacaram a infraestrutura do Hamas, destruíram edifícios presos e confiscaram quantidades significativas de munição, cintos de explosivos e granadas.
  • A assistência humanitária continuou, incluindo pausas táticas contínuas para os civis evacuarem para áreas mais seguras, caminhões de combustível para organizações humanitárias e cerca de 200 caminhões de bens e suprimentos sendo examinados antes de serem transferidos para Gaza.
  • A 401ª Brigada operou nos arredores de Jabalya, em uma área de onde pesados morteiros foram lançados em direção a Israel. As forças descobriram poços de túnel usados pela organização terrorista Hamas, que convergiram para um poço de túnel central localizado em um prédio conectado a um alto funcionário do Hamas. Um grande número de armas foi localizado em vários lugares, incluindo debaixo de camas de crianças e em armários na casa de um agente adicional do Hamas.
  • Armas encontradas debaixo de camas de crianças: a 401ª Brigada atua na área de Jabalya
  • Caças das IDF, dirigidos pela inteligência das IDF e da ISA, mataram Amar Abu Jalalah, comandante das forças navais do Hamas em Khan Yunis. Abu Jalalah era um agente sênior das forças navais do Hamas e estava envolvido na direção de vários ataques terroristas por mar que foram frustrados pelas IDF.

Resumo da Arena Norte

  • Em resposta aos lançamentos de foguetes do Hezbollah, que ultrapassaram 35 foguetes, as IDF visaram a infraestrutura do Hezbollah e locais de lançamento de foguetes no Líbano. Os ataques das IDF alavancaram helicópteros, caças e o sistema “Iron Sting” para esses ataques.
  • Uma aeronave das FDI identificou e atacou uma célula de mísseis antitanque perto da área de Zar’it, no norte de Israel.
  • Durante a noite, um míssil terra-ar foi lançado em direção a aeronaves das IDF no Líbano. O míssil foi interceptado pela Aerial Defense Array. Em resposta ao lançamento, aeronaves das IDF atingiram o lançador e um posto de armazenamento de armas.