Ministro de Lula libera 31 retransmissoras de TV a aliado político

Nenhuma outra emissora no Brasil teve tantos pedidos de concessão atendidos nos últimos 11 meses

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, concedeu a um único empresário 31 retransmissoras de televisão, somente neste ano. O favorecido pelo ministro é o dono da TV Difusora, Willer Tomaz de Souza. Coincidentemente, o responsável na pasta pela área que dá aval aos pedidos é ex-sócio do proprietário da emissora. 

As ligações não param por aí: Souza é compadre do senador Weverton Rocha (PDT-MA), um aliado político da família de Juscelino no Maranhão.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo (Estadão), nenhuma outra emissora no Brasil teve tantos pedidos de concessão atendidos nos últimos 11 meses. No caso da empresa maranhense, a aprovação ocorreu em tempo recorde, levando de cinco a oito meses. Conforme a publicação, a pedidos que aguardando por deliberação do Ministério das Comunicações desde 2019.

Mais dinheiro e influência

ministro de Lula Juscelino
Juscelino Filho é ministro das Comunicações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Ricardo Stuckert/Secom

Com essas concessões, o governo Lula ampliou a influência da emissora do aliado de Juscelino Filho no Maranhão. Consequentemente, aumentou também o seu valor comercial no mercado publicitário — o que pode render milhões de reais, segundo o jornal paulista.

Estadão chama a atenção para outro tipo de repercussão do aumento do poder da TV Difusora na região: a ampliação do sinal pode ajudar o ministro e políticos aliados a fazerem propaganda de suas ações. 

Quando o ministro recebeu a nomeação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro, a TV maranhense tratou de se colocar à disposição de quem chamou de “nosso querido Juscelino Filho”. 

“A TV Difusora está sempre de portas abertas”, afirmou um apresentador, lembrou o Estadão. “Qualquer informação que o ministério queira divulgar, é só entrar em contato conosco, que nós estamos à disposição.”

A partir das portarias do ministro de Lula, a influência da emissora ganhará bastante força regional: são agora 31 municípios, que atingem cerca de 418 mil habitantes. Para ter ideia, Juscelino Filho foi eleito deputado federal com 142.419 votos. 

O ministro afirmou ao Estadão que agiu com base em critérios técnicos. Ele nega que beneficiou seus aliados políticos.

Investigado pela PF

Recentemente, a Polícia Federal (PF) deflagrou no Maranhão uma operação para apurar lavagem de dinheiro e desvio de verbas federais e fraudes em licitações. Juscelino Filho é um dos investigados e teve os bens bloqueados. 

De acordo com a PF, o ministro beneficiou a própria fazenda com um repasse de R$ 10 milhões da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para o reparo e a pavimentação da estrada que liga a sua propriedade a uma rodovia estadual no Estado.

*Fonte: Revista Oeste