Gilmar Mendes tenta arquitetar ‘acordão’ contra a PEC que limita decisões monocráticas do STF, diz jornal

Ministro do Supremo busca aliados na Câmara dos Deputados para derrubar proposta, afirma Malu Gaspar, colunista de O Globo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) tem atuado nos bastidores do poder contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita decisões monocráticas na Corte. Já aprovado pela maioria dos senadores, o tema passa a ser de responsabilidade da Câmara dos Deputados.

De acordo com a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, no que depender das articulações do “inconformado” ministro, a PEC pode virar um “acordão”. Conforme a publicação, Gilmar passou a buscar apoio contra a proposta com lideranças da Câmara dos Deputados.

Contra PEC, Gilmar Mendes busca apoio na Câmara

Como agora a análise da PEC fica a cargo da Câmara, o decano do STF resolveu recorreu aos seus aliados na Casa Legislativa. Um deles, conforme O Globo, foi Paulinho da Força (Solidariedade-SP), que se prepara para retomar o mandato de deputado federal diante da cassação do mandato de Marcelo de Lima Fernandes, punido por infidelidade partidária ao deixar o Solidariedade e ir para o PSB.

lira gilmar mendes pec stf
Lira está entre o desejo da Câmara e o de Gilmar Mendes | Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Ainda de acordo com Malu Gaspar, Gilmar Mendes busca no presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), um aliado para a derrubada da PEC que vista limitar decisões monocráticas no STF.

Conforme a colunista de O Globo, Lira está na lista de agraciados por recentes decisões de Gilmar Mendes no STF. Em outubro, o ministro mandou destruir todos os áudios captados com autorização judicial no inquérito em que o presidente da Câmara era investigado por desvio de recursos de contratos de kits de robótica para escolas de Alagoas.

Para a jornalista, o futuro dessa PEC tem tudo para se desfazer em um “acordão”.

*Fonte: Revista Oeste