Mensagem foi flagrada na tela do celular do senador durante a sabatina do ministro
Um interlocutor identificado como “Mestrão” aconselhou o senador Sergio Moro (União-PR) a não revelar o voto favorável ao ministro Flávio Dino para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
O conselho consta de mensagem pelo aplicativo WhatsApp e foi flagrado pelo jornal O Estado de S. Paulo, que fotografou a tela do celular de Moro durante a sabatina de Dino na quarta-feira 13.
Mestrão diz a Moro: “Sergio, o coro [sic] está comendo aqui nas redes, mas fica frio que já, já passa, só não pode ter vídeo de você falando que votou a favor, se não [sic] isso vai ficar a vida inteira rodando.” O senador responde: “Vou manter meu voto secreto. É um instrumento de proteção contra retaliação”.
Veja o diálogo flagrado pelo Estadão:
Sergio, o coro está comendo aqui nas redes, mas fica frio que jaja passa, só não pode ter vídeo de você falando que votou a favor, se não isso vai ficar a vida inteira rodando.
Estou de plantão aqui, qualquer coisa só acionar.
Moro responde a Mestrão:
Beleza. Vou manter meu voto secreto, eh um instrumento de proteção contra retaliação. [sic]
A fala de Mestrão “o coro está comendo aqui nas redes” se refere às imagens de Moro efusivamente alegre, aos risos, cumprimentando Dino pouco antes do início da sabatina na Comissão de Justiça do Senado na quarta-feira 13. A proximidade demonstrada nas imagens gerou críticas nas redes sociais, já que Moro é considerado um senador de oposição e crítico do governo Lula.
Moro, ainda durante a sabatina, comentou a repercussão das imagens. Como demonstrou na quarta-feira 13, o senador afirmou que cumprimentou Dino por um “dever de cordialidade e civilidade”, e que isso não representava sua posição.
Sobre a troca de mensagens com Mestrão, a assessoria de Moro informou ao Estadão que a pessoa com quem conversou pelo celular “sem ter informação do voto do senador fez a sugestão somente porque distorceram o posicionamento do parlamentar nas redes após cumprimento ao ministro Dino. Em resposta, o senador disse que iria manter o sigilo do voto, que é um instrumento de proteção contra retaliação”. Moro não revelou quem é o interlocutor Mestrão.
Deputados criticam Moro por voto em Dino
Ao menos dois deputados criticaram Sergio Moro pela posição favorável a Dino. Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou que “não somente o zelador de biografia, mas outros — inclusive do PL — votaram a favor de Dino. Traiam enquanto há tempo, pois o lugar de vocês será tomado por homens de caráter. As urnas os espera [sic] ”.
O deputado André Fernandes publicou uma mensagem diretamente a Moro, no Twitter/X, afirmando que o possível voto em Dino é “falta de caráter”. “Traiu Bolsonaro em 2022 e traiu o povo brasileiro hoje”, escreveu. “Espero sinceramente que seu processo de cassação ocorra o mais rápido possível! Já era, Moro! Você hoje é unanimidade… odiado pela direita e esquerda.”
*Fonte: Revista Oeste