Lula quer ato para explorar outra vez o 8 de janeiro na mídia

Presidente declarou que a convocação será um chamado dele e dos presidentes do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quarta-feira, 20, a intenção de convocar um ato em 8 de janeiro de 2024 para destacar a importância da “democracia”, relembrando os atos de vandalismo na sede dos Três Poderes, em 2023.

Por meio das redes sociais, o presidente declarou que a convocação será um chamado dele e dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional.

Durante o discurso na abertura da reunião ministerial nesta manhã, Lula denominou os atos de vandalismo do dia 8 como uma “tentativa de golpe”.

De acordo com o presidente, o ministro Flávio Dino está coordenando a decisão sobre o local do evento. Além disso, destacou que o convite será feito aos presidentes do STF, Luís Roberto Barroso; do Senado, Rodrigo Pacheco; e da Câmara, Arthur Lira. Lula pediu a participação de todos os 38 ministros do governo. 

“Ninguém está pedindo para vocês não viajarem, mas quero a presença de todos os ministros no 8 de janeiro aqui”, destacou Lula. “Depois, vocês podem voltar a descansar.”

8 de janeiro de 2023

8 de janeiro penas réus maiores
Manifestantes durante ato de vandalismo na sede dos Três Poderes são retirados do Palácio do Planalto, durante o 8 de janeiro | Foto: Joedson Alves/ Agência Brasil

No dia 8 de janeiro de 2023, extremistas protestaram na Esplanada dos Ministérios contra o governo do presidente Lula. Na ocasião, os manifestantes vandalizaram e depredaram o patrimônio público na sede dos Três Poderes.

*Fonte: Revista Oeste