Apreensão de fuzis aumenta mais de 40% em SP em 2023

Dados se referem aos 10 primeiros meses do ano

Entre janeiro e outubro deste ano, no governo de Tarcísio Gomes de Freitas, as polícias de São Paulo apreenderam 44% mais fuzis do que no mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, nesses dez meses 127 fuzis foram apreendidos no Estado.

Além disso, as polícias Civil e Militar de São Paulo também apreenderam mais armas ilegais do que em 2022. Até outubro, os agentes retiraram de criminosos 9,3 mil armas não registradas, o que representa aumento de 10% em relação a 2022. Os dados relativos a novembro devem ser divulgados pela Secretaria de Segurança Pública nesta terça-feira, 26.

Polícia fez apreensão recorde de fuzis no sábado 23 em SP

O número de apreensão de fuzis teve um incremento com a maior apreensão desse tipo de arma em uma operação no sábado 23. Policiais militares encontraram 18 fuzis, além de munições, drogas e máscara de gás dentro de um carro blindado em Paraisópolis, comunidade na zona sul da capital.

Ninguém foi preso na operação, e a Polícia Civil abriu inquérito para apurar quem é o responsável pelo veículo e pelo armamento, munições e drogas.

A apreensão de fuzis, armas de uso restrito e venda proibida, tem aumentado em outros Estados, como o Rio de Janeiro e Bahia. Em outubro, a Polícia Federal encontrou 47 fuzis e centenas de munições para fuzil calibre 556 em uma casa dentro de um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

armas Bahia
De janeiro a outubro, a Bahia registrou 51 apreensões de fuzis, o maior número da história do Estado | Foto: Divulgação/SSP-BA

*Fonte: Revista Oeste