Além do Choquei: saiba quem são os donos dos outros perfis que disseminaram boato sobre Jéssica Canedo e Whindersson Nunes

Páginas Garoto do Blog e Alfinetadas dos Famosos apareciam até semana passada como parceiros da agência Mynd8

O perfil de fofoca Choquei não foi o único a divulgar o conteúdo difamatório envolvendo a jovem Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, e o humorista Whindersson Nunes. Antes, outras duas páginas de boatos deram vez ao boato: Garoto do Blog e Alfinetadas dos Famosos.

Com 1,3 milhão de seguidores no Instagram, o Garoto do Blog (@garotxdoblog) é de responsabilidade do mato-grossense Gabriel Dias. Atualmente com 24 anos, ele criou a página em 2019. O nome da conta foi inspirado na série de TV norte-americana Gossip Girl (“Garota da Fofoca”, em tradução livre, apesar de a versão em português da produção ter sido batizada de A Garota do Blog).

Em entrevista concedida ao site MídiaNews em maio de 2020, Dias se orgulhava do fato de a sua página ter feito sucesso à custa de fofoca envolvendo o então casal de atores José Loreto e Débora Nascimento. O Garoto do Blog começou a viralizar com a separação dos artistas.

“Foi uma fonte anônima com alguns prints e conversas”, disse Dias, a respeito da história entre Loreto e Débora, indicando, já em 2020, que não se dedicava a apurar antes de publicar. “Fui soltando aos poucos e isso foi viralizando e não achava que ia ser desse jeito, mas deu certo e continuei.”

Página derrubada por violação de direitos autorais

Na mesma entrevista, Dias lembrou que sua primeira empreitada como influenciador digital de fofoca foi criar, em 2017, um perfil — Babado Real — no Instagram para tecer comentários relacionados ao reality show Big Brother Brasil, da Rede Globo. Por violação de direitos autorais, a plataforma derrubou a página.

Apesar de ter sido o primeiro grande perfil a divulgar a difamação envolvendo Jéssica e Whindersson, o Garoto do Blog não se desculpou — e seguiu publicando fofocas em escala industrial. Ao ser alvo do boato de que estaria se envolvendo com o humorista, a jovem cometeu suicídio no último dia 22.

gabriel dias
Gabriel Dias é dono do perfil de fofoca Garoto do Blog | Foto: Arquivo pessoal

De empresário a divulgador de fofocas

Choquei e Garoto do Blog não estiveram sozinhos no caso de difamação que culminou no suicídio de Jéssica. Com 23 milhões de seguidores no Instagram, o Alfinetadas dos Famosos (@alfinetei) deu vez ao boato envolvendo a jovem, que era do interior de Minas Gerais, e o humorista.

Assim como Dias e seu Garoto do Blog, o Alfinetadas dos Famosos seguiu — e ainda segue — com divulgação massiva de boatos e conteúdos sobre celebridades. Somente da última quinta-feira, 28, até às 11h deste sábado, 30, o perfil fez ao menos 130 novas postagens no Instagram. Não consta, no entanto, nenhum pedido de desculpas pela publicação da fofoca sobre Jéssica e Whindersson, que, aliás, negaram manter qualquer tipo de relacionamento.

O empresário Marcos Almeida é a pessoa por trás do Alfinetadas dos Famosos, conforme registrou o site Observatório dos Famosos em reportagem de agosto de 2022. Detalhe, o perfil, que ajudou a disseminar o boato sobre a jovem Jéssica, ganhou elogios do Observatório dos Famosos. Segundo o site, o perfil administrado por Almeida fazia “questão de ter notícias únicas e confiáveis”.

Nas redes sociais, Almeida se apresenta como “CEO” de outra página de fofoca no Instagram, o Babadeira (@babadeira), que conta com 2 milhões de seguidores. No início deste mês, ele esteve no evento “Farofa da Gkay”, evento anual que reúne subcelebridades da TV e da internet.

marcos almeida
Marcos Almeida é o responsável pelo perfil Alfinetadas dos Famosos | Foto: Arquivo pessoal

Agenciados por empresa de Preta Gil

Os perfis Garoto do Blog e Alfinetadas dos Famosos têm ao menos um outro ponto em comum. Além de disseminarem a fofoca tendo Jéssica Vitória Canedo e Whindersson Nunes como alvos, as duas páginas tinham — ao menos até o último fim de semana — ligação com a Mynd8, agência de marketing de influência que tem a cantora Preta Gil como sócia-diretora e a jornalista Fatima Pissarra como CEO.

Garoto do Blog e Alfinetadas dos Famosos apareciam, até o último fim de semana, como parte do “casting” da Mynd8, ou seja, eram agenciados pela empresa de Preta e Fatima. As menções aos dois perfis de fofocas, contudo, foram retiradas do site da agência no decorrer desta semana.

Perfis | Os perfis que fazem parte da Banca Digital, projeto da Mynd que reúne mais de 30 perfis de fofoca e centenas de milhões de seguidores | Foto: Reprodução/Twitter/X
Os perfis @alfinetei e @garotxdoblog apareciam com destaque no site da Mynd8 | Foto: Reprodução/Twitter/X

Na última terça-feira, 26, ou seja, quatro dias depois do suicídio de Jéssica, a Mynd8 divulgou uma nota sobre o caso. “Lamentamos profundamente”, afirmou a empresa, sobre a morte da jovem. No comunicado, a agência limitou-se a informar que não mantinha parceria com o Choquei desde 2021. Não citou, em nenhuma linha, a relação dela com os perfis Garoto do Blog e Alfinetadas dos Famosos.

Não há registros de pedido de desculpas nas páginas pessoais de Fatima Pissarra e Preta Gil nas redes sociais.

*Fonte: Revista Oeste