Projeto da agência chegou a contratar ex-assessora de comunicação de Dilma Rousseff
Rodrigo da Silva, jornalista do Spotniks, fez uma nova publicação no Twitter/X sobre a Mynd8, maior agência de influência do Brasil, que é conhecida como “máfia digital” por seus críticos.
“Seus tentáculos são bem maiores do que as pessoas imaginam” disse Silva sobre a Mynd8 na última terça-feira, 2. Em 2020, a Mynd8 lançou a Banca Digital, que reúne várias páginas de fofoca.
O perfil Choquei, que espalhou difamação sobre Jéssica Canedo, que cometeu suicídio em dezembro, fazia parte da Banca Digital. A página Garotx de Blog, que começou as publicações sobre Jéssica, ainda faz parte do projeto. Outros perfis da organização, como Alfinetei e Fuxiquei, também são associados a vários casos de desinformação.
Trecho de livro de CEO da Mynd8 revela coordenação entre os perfis da Banca Digital
“A Banca Digital diz que não interfere nos perfis”, disse Rodrigo da Silva. “Cada perfil é independente e possui um dono e uma equipe, não existindo qualquer integração e interferência entre ele”, disse a Banca Digital.
Mas o jornalista ressaltou um trecho do livro Profissão Influencer, de Fatima Pissara, CEO da Mynd8, que revela coordenação entre os perfis. Confira:
“Em março de 2021, foi anunciada a gravidez da dançarina Lorena Improta. Esse anúncio foi feito por meio dos perfis de entretenimento geridos no Instagram pela Mynd8 em parceria com uma marca de chocolates. Mexemos com a emoção das pessoas, com a credibilidade de perfis que sempre entregam os furos de reportagem, e trouxemos a lógica de um casal junto há muito tempo decidir dar um passo adiante e ter filhos. A campanha foi um sucesso que impactou mais de 30 milhões de pessoas em dois dias.”
Rodrigo da Silva mostrou ainda que o fundador e CEO da Banca Digital é Murilo Henare. Henare também é sócio de Fatima Pissarra no BuzzFeed Brasil, e chief marketing officer (CMO) da Billboard Brasil, que foi comprada pela Mynd8.
Sete em cada dez usuários on-line ativos no Brasil seguem ao menos um perfil agenciado pela Banca Digital. Rodrigo da Silva fez um apanhado de outras reportagens em seu perfil para narrar informações sobre os negócios da Mynd8 e da banca.
Nos primeiros dez meses de existência, a Banca Digital faturou R$ 15 milhões. No ano seguinte, o negócio arrecadou outros R$ 38 milhões. “Boa parte desse dinheiro vem de anunciantes de peso, como Amazon, Ambev, Heinz e Mercado Livre”, explica Silva.
Banca Digital contratou ex-assessora de comunicação de Dilma
Por causa das acusações de desinformação, a Banca Digital anunciou a contratação da assessora de comunicação e editora-chefe do site oficial da campanha presidencial de Dilma Rousseff em 2014, Vanessa Campos, em novembro de 2022.
Silva descreveu Vanessa Campos como “uma head de jornalismo com bom trânsito em Brasília”. Vanessa teve passagem em diferentes órgãos públicos, como o Ministério da Economia, governo do Distrito Federal, Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério da Integração Nacional.
Entre 2013 e 2014, Vanessa Campos foi chefe de reportagem do portal de notícias e redes sociais do Gabinete Digital do Governo Federal. Hoje, ela não faz mais parte da Banca Digital.
Confira a thread completa de Rodrigo da Silva:
*Fonte: Revista Oeste