A vaga de Efrain Pereira da Cruz será ocupada por Arthur Cerqueira Valerio, ex-consultor jurídico da pasta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou Efrain Pereira da Cruz do cargo de secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia. O decreto, assinado pelo petista e pelo chefe da pasta, Alexandre Silveira, está publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 11.
Para ocupar a secretaria-executiva do ministério no lugar de Efrain, foi nomeado Arthur Cerqueira Valerio, que atualmente ocupava o cargo de consultor jurídico da pasta.
Processo teria influenciado Lula a exonerar Efrain
Em outubro do ano passado, o jornal Estado de S. Paulo informou que a Comissão de Ética Pública da Presidência da República havia decidido instaurar uma investigação contra Efrain da Cruz.
Na ocasião, foi informado que seriam apurados “supostos desvios éticos decorrentes de eventual falta de transparência e imprecisões na agenda pública, referente à inspeção administrativa em empresa fiscalizada”.
Antes de se tornar o número 2 do Ministério de Minas e Energia, Efrain da Cruz foi diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O processo se refere ao período em que ele estava no cargo.
*Fonte: Revista Oeste, com informações da Agência Estado