Em novembro de 2023, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis elegeu sua nova diretoria, que iniciou em 1 de janeiro deste ano a gestão para o triênio 2024/2026. Pela chapa “Varejo Unido e Forte”, foram escolhidos o advogado Dr. Leonardo Santos Resende e Fernando Sperança Júnior, presidente e vice-presidente respectivamente. Abaixo, um breve histórico dos novos comandantes da CDL.
QUEM SÃO ELES?
Presidente
Advogado e pecuarista, Leonardo Santos de Resende, de 48 anos, sócio e Diretor Executivo de um dos maiores escritórios de advocacia da nossa região, o Resende Advogados Associados.
O profissional de sucesso de hoje começou a ser forjado desde a infância pelos pais: o advogado, contador e pecuarista Roberto Naves Resende e a professora e gerente de RH Maria da Graça Santos. Nascido no dia 21 de abril de 1975, em Araguari (MG), Leonardo veio no ano de 1982, aos seis anos de idade, para Rondonópolis com os pais, junto com os irmãos Luciano e Roberta.
Em sua trajetória estudantil, passou pelas escolas 13 de Junho, Luther King, Sagrado Coração de Jesus e, por fim, o Jean Piaget. Criado dentro do escritório de contabilidade de seu pai seu primeiro vestibular foi para Ciências Contábeis na Universidade Federal de Mato Grosso, onde ficou por dois anos, entre 1992 e 1994, mas acabou saindo diante das constantes greves que o ensino superior público enfrentava na época. Na sequência fez Direito no antigo Cesur, entre 1995 e 1999.
Desde cedo, por volta dos 11 anos de idade, Leonardo já começou a trabalhar no escritório do pai, conciliando os afazeres com os estudos – no começo, sem muita constância, mas, com o tempo, aumentando cada vez mais essa participação e os trabalhos. Ele conta que isso era até inevitável considerando que o pai sempre teve escritório junto a casa. Mesmo quando iniciou o curso de Direito, continuou trabalhando com o pai.
Na faculdade, entrou apaixonado pelo Direito Penal e saiu, como costuma se referir, “divorciado” dele. Com isso, acabou se firmando na área que se tornou sua paixão: o Direito Empresarial.
Grande parte de sua carreira foi construída ao lado da esposa, a odontóloga Elizabeth Marmo de Souza, hoje empreendedora, com quem se casou em janeiro de 2003. Eles têm dois filhos: o Roberto Naves Resende Neto, de 17 anos, e o Mateus Logrado Resende, de 14 anos.
Quando não está se dedicando ao escritório e à família, geralmente no fim de semana e feriados, Leonardo busca recuperar as energias se dedicando à outra paixão: ao mundo rural, no caso as propriedades rurais que administra em sociedade com o Pai e seu irmão.
Desde 2009 está muito ligado à Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis, com prestação de serviços através do escritório. Neste ano de 2022, na assembleia mais recente, se tornou um associado do hospital e, dessa forma, vai colaborar de mais forma mais ativa em prol da instituição. Como cristão, segue o catolicismo, mas enfatiza que respeita todas as religiões.
Resende chegou à CDL ainda na gestão passada, do então presidente Thiago Sperança, e ocupou o cargo de Conselheiro Fiscal da entidade, em virtude de seu conhecimento na área jurídica e sua experiência na área empresarial. “Hoje me vejo muito mais como um empresário do que como advogado, a diferença é que sou sócio de uma empresa de advocacia”, afirma. Foi o principal representante da CDL e dos seus quase 2 mil associados em discussões pautadas nas esferas social e política, como, por exemplo, ainda na pandemia, as negociações para impedir a revisão e o aumento do IPTU. Em 2023, representou a entidade em todas as discussões para a elaboração do Plano Diretor, finalizadas em dezembro no Poder Legislativo.
“Qualquer coisa que você faça menos que a sua capacidade é um desperdício de dom! Seja sua melhor versão! Agora, se você quer ser um vaso, então seja o melhor vaso possível!”, diz.
Vice-presidente
Fernando Sperança Júnior é empresário e tem 38 anos de idade. É casado com Ana Paula, pai de dois filhos, Felipe e Nicolas. Atualmente, segue como uma das lideranças de um dos maiores grupos empresariais da região Sul de Mato Grosso.
Formado em Administração de Empresas, Fernando Sperança Júnior é pós-graduado em Gestão em Finanças e Gestão em Negócios. É Diretor Operacional da rede Tropical Supermercados, empresa familiar, que conta com 11 lojas e 1 Centro de Distribuição. Lidera, ainda, o Setor de Compras e o espaço anexo Chopp com Café. É Diretor da Indústria Pães e Tal.
Fernando Sperança Júnior iniciou sua trajetória empresarial ainda aos 12 anos de idade, já no setor administrativo da empresa da família. Foi Gerente Administrativo, Gerente de Processos, Gerente de Loja, Gerente Operacional e, atualmente, Diretor Operacional.
Em outros projetos ao longo da carreira, Fernando Sperança Júnior foi Sócio da Drogaria Farma e Vida, atuou durante quatro anos como Diretor Financeiro do Condomínio Village do Cerrado e implantou a Gestão do HPR, empreendimento do Grupo que fica no Estado do Paraná e conta com hotel, posto de gasolina e restaurante.
Católico, Fernando Sperança Júnior é membro do Conselho Econômico da Paróquia São Domingos Savio e Diocese Rondonópolis Guiratinga. “Minha conversão iniciou em 2018 dentro de um acampamento sênior da Divina Providência. Hoje Busco ser a semelhança de Jesus no meu dia a dia”, conta.
*Fonte: Assessoria