Presidente do STF afirmou que as instituições estão funcionando ‘na mais plena normalidade e convivência harmoniosa’
Ao lado de Lula, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse que “não precisa gastar muito tempo, nem energia falando sobre democracia”.
Isso porque, conforme Barroso, as instituições estão funcionando “na mais plena normalidade e convivência harmoniosa e pacífica de todos”.
O presidente do STF também disse não ser preciso discutir a separação de Poderes, visto que, “embora independentes e harmônicos”, convivem de maneira “extremamente civilizada e respeitosa”.
Barroso, Lula, Pacheco, PGR e presidente da OAB discursaram
O presidente nacional da Ordem dos Advogados (OAB), Beto Simonetti, defendeu a prerrogativa dos advogados de defenderem o seu cliente.
Simonetti participou da abertura dos trabalhos do Judiciário, da qual participaram todos os ministros da Corte.
Em novembro do ano passado, Simonetti pediu “respeito a Moraes”, depois de o juiz do STF ironizar uma manifestação da OAB em defesa de um advogado cuja sustentação havia sido impedida por Moraes, no Tribunal Superior Eleitoral.
“Nenhum advogado pode ser constrangido por representar quem quer que seja”, disse o presidente da OAB, ao mencionar ser preciso garantir sustentações orais perante um magistrado, além da inviolabilidade da profissão.
Houve ainda as falas do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, e de Lula.
*Fonte: Revista Oeste