Líder do partido na Casa, Altineu Cortês (RJ) nega consenso sobre seu nome, mas reconhece que é citado entre os possíveis candidatos
Daqui a um ano, os 513 deputados federais estarão reunidos na Câmara Federal para eleger o novo presidente da Casa. Até lá, o atual presidente, Arthur Lira (PP-AL), continuará no comando. Em 2023, Lira foi reeleito para o posto após construir uma frente ampla com deputados que vão desde o PT ao PL.
Contudo, no próximo pleito para escolher a composição da Mesa Diretora da Casa, o PL — partido com a maior bancada, de 95 deputados — deve ter candidato próprio: o atual líder do partido na Casa, Altineu Cortês (PL-RJ).
O nome de Altineu seria uma escolha do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, que estaria atuando para convencer os demais deputados de que o parlamentar carioca seria uma boa escolha.
Na quarta-feira 31, Valdemar já havia sinalizado a vontade do partido de ter candidato próprio para concorrer ao posto. Ele informou ainda que o PL criou uma coordenação para organizar o processo de escolha. O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) vai comandar a coordenação.
Procurado pela coluna, Cortês negou que já exista consenso sobre seu nome como candidato à presidência da Câmara. Contudo, disse que, por ser líder do partido na Casa, é citado entre os possíveis candidatos.
“Posso até ser o nome, mas isso vai ser escolhido pela bancada”, declarou. “Minha prioridade como líder é trabalhar com os deputados para que a gente faça um ano de trabalho com bastante força. Tem outros bons nomes na bancada, por isso, não está decidido ainda.”
*Fonte: Revista Oeste