É a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que administra cinco presídios de segurança máxima
O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) disse que vai apresentar à Comissão de Segurança Pública um requerimento em que pede a convocação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para explicar a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte (RN).
O documento será protocolado no retorno dos trabalhos do colegiado, que deve acontecer a partir da próxima semana. “É inadmissível que fugas ocorram em presídios federais”, destacou Nogueira nesta quarta-feira, 14. “O ministro Lewandowski precisa vir à Comissão de Segurança Pública prestar esclarecimentos sobre esse gravíssimo ocorrido.”
Conforme mostrou Oeste, essa é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que administra cinco presídios de segurança máxima.
Ainda não há detalhes sobre como os criminosos fugiram. Agentes penitenciários, policiais militares e policiais federais estão atuando nas buscas desde o início da manhã.
Quem são os detentos que fugiram do presídio federal
Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”. Conforme o portal G1, ambos são do Acre e têm conexões com o Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar, que também está preso na unidade.
Eles estavam no presídio federal de Mossoró desde 27 de setembro de 2023. Autoridades transferiram a dupla para o local depois de ela participar de uma rebelião no presídio Antônio Amaro Alves, no Acre. A rebelião aconteceu em julho de 2023.
No site da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), o órgão afirma que, desde a sua criação, o Sistema Penitenciário Federal (SPF) é referência de disciplina e procedimento. A página afirma que o SPF nunca havia registrado fugas, rebeliões nem entrada de materiais ilícitos em suas unidades penitenciárias.
Além de Mossoró, o sistema federal tem presídios em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília (DF). Essas cadeias recebem presos de alta periculosidade.
A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) ainda não se pronunciou sobre a dupla fuga do presídio federal localizado em Mossoró. De acordo com informações da CNN Brasil, o secretário André Garcia, nomeado para o cargo na semana passada, está a caminho do RN com outros integrantes da pasta.
Procurada, a equipe do Ministério da Justiça não retornou até a publicação desta reportagem. O espaço continua aberto.
*Fonte: Revista Oeste