Ex-presidente disse que o ato pela democracia tem o objetivo de pacificar o Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) revelou que ficou surpreso positivamente com a manifestação que ocorreu neste domingo, 25, na Avenida Paulista. Em entrevista, o ex-chefe do Executivo disse que esperava a presença do público na principal artéria de São Paulo. Mas a multidão o impressionou.
“Há muita gente”, observou Bolsonaro, no trio elétrico que serviu de palco para políticos e apoiadores se manifestarem. “Agradeço. Fiz um convite. O que prometi no convite, cumpri. Foi até um pouco além.”
Ao ser interpelado sobre o motivo da manifestação, Bolsonaro afirmou o seguinte: “É a pacificação do Brasil”.
Bolsonaro rebate acusações de suposta tentativa de golpe
Mais cedo, em seu discurso na manifestação, Bolsonaro rebateu as acusações de que teria tentado dar um golpe de Estado em 2022. O ex-chefe do Executivo proferiu o discurso por volta das 15h, ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
“Isso sempre ouvi desde que assumi”, disse Bolsonaro, referindo-se à suposta tentativa de golpe. “O que é golpe? É tanque na rua, é arma, é conspiração, é trazer classes empresariais para seu lado. Nada disso foi feito no Brasil.”
Ao comentar as acusações, o ex-presidente esclareceu que a decretação de estado de sítio e de defesa seguem regras constitucionais. Nesses casos, os conselhos da República e da Defesa devem ser consultados sobre o assunto. Se houver sinalização positiva destes dois órgãos, o Parlamento entra em cena e dá seu parecer. Bolsonaro salientou, no entanto, que nenhum desses processos ocorreu durante seu governo.
“Nada disso fiz, e continuam me acusando por golpe”, afirmou Bolsonaro. “Golpe usando a Constituição?”
*Fonte: Revista Oeste