Em parceria com a Nasa, SpaceX lança foguete com 4 tripulantes para estação espacial

O veículo espacial Falcon 9, de dois estágios, fará uma missão cientifítica na órbita da Terra, com 250 experimentos em seis meses

Um foguete da SpaceX, do empresário Elon Musk, decolou às 0h53 (de Brasília) desta segunda-feira, 4, do Centro Espacial Kennedy da National Aeronautics and Space Administration (Nasa), em Cabo Canaveral (Flórida), com destino à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês).

O foguete Falcon 9, de dois estágios, fará uma missão científica na órbita da Terra. De acordo com a Reuters, o veículo espacial é coberto com uma cápsula Crew Dragon, dentro desta missão, a Crew-8, operada de forma autônoma, chamada Endeavour.

“Feita a decolagem! Três pilotos iniciantes e um veterano estão a caminho da
Estação Espacial”, declarou a Nasa, pelo Twitter/X (empresa que também pertence a Musk).

O veterano é Michael Reed Barratt, 64 anos, médico americano e astronauta da Nasa, que pilota a missão e esteve na Estação Espacial em duas ocasiões.

Jeanette Jo Epps, de 53 anos, Matthew Stuart Dominick, 42 anos, ambos dos Estados Unidos, e o russo Alexandre Grebenkin, 41 anos, completam a tripulação.

Por meio de um webcast ao vivo, da Nasa-SpaceX, o público pôde ver o foguete de 25 andares subindo da torre de lançamento, com seus nove motores Merlin em ação, em disparada com rastros de fogo.

Duração do voo é de 16 horas

Tripulantes SpaceX
Tripulantes da SpaceX se preparam para a decolagem | Foto: Reprodução/Nasa

A Reuters disse, baseada em informação da SpaceX, que o foguete consumiu 700 mil galões de combustível por segundo durante o lançamento.

“Que viagem incrível até a órbita”, disse Dominick, 42, comandante do voo, via rádio, para o controle externo de Los Angeles. “Um muito obrigado à SpaceX.”

“Realmente honrado em pilotar esta nave espacial de nova geração com esta tripulação de nova geração”, disse Barratt, de seu assento ao lado de Dominick.

Os quatro tripulantes devem chegar à estação espacial na manhã de terça-feira 5 depois de permanecerem em voo de 16 horas. O laboratório orbital se localiza a cerca de 250 milhas (420 quilômetros) acima da Terra.

A missão tem uma duração prevista de seis meses. Serão realizados 250 experimentos. Entre eles, diz a Nasa, a Crew-8 conduzirá novas pesquisas científicas para se preparar para a exploração humana além da órbita baixa da Terra e beneficiar a humanidade.

Estão incluídos nos experimentos, ainda, um estudo de organoides cerebrais para compreender distúrbios neurodegenerativos, mudanças nos fluidos corporais durante voos espaciais e os efeitos da radiação UV e da microgravidade no crescimento das plantas.

*Fonte: Revista Oeste