Sites que espalharem fake news na eleição vão sair do ar, promete presidente da Anatel

Carlos Baigorri participou do lançamento do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, prometeu, nesta terça-feira, 12, encampar os esforços do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no enfrentamento de supostas fake news na disputa eleitoral.

“A agência irá usar a plenitude do seu poder de polícia junto às empresas de telecomunicações para retirar do ar todos os sites e aplicativos que estejam atentando contra a democracia por meio da desinformação e usando Inteligência Artificial para deepfakes”, disse.

Fachada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Corte decidiu agora ter um centro para enfrentamento de notícias falsas | Foto: Divulgação/TSE

Conforme Baigorri, a Anatel lançou um “sistema 2.0” para remover “notícias falsas” com mais agilidade, a partir de decisões do TSE. Desde dezembro de 2023 a agência tem uma parceria com a Corte. De acordo com Baigorri, antes dessa “inovação”, o processo de imprimir um papel e enviar um oficial de Justiça tornavam o processo lento.

As declarações de Baigorri ocorreram durante o lançamento do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde). A Anatel faz parte do Ciedde. O objetivo do Ciedde é enfrentar fake news durante as eleições e fazer valer as 12 resoluções aprovadas pela Corte.

*Fonte: Revista Oeste