Lula visita (finalmente) o Rio Grande do Sul

Seis meses depois de o Estado ser castigado por fortes chuvas, o petista visitará os gaúchos nesta sexta-feira, 15

Pela primeira vez desde setembro do ano passado, quando o Rio Grande do Sul foi castigado por fortes chuvas que se prolongaram ao longo dos últimos meses e 31 mil pessoas foram afetas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), visitará o Estado. A viagem do mandatário petista acontece nesta sexta-feira, 15.

A agenda inclui uma visita a Porto Alegre, às 11h, e à cidade de Lajeado, localizada a cerca de 115 km da capital, às 15h. Segundo informações do governo federal, será realizado um balanço das ações para ajudar os municípios atingidos pelas enchentes.

mortes rs
Imagem aérea do Vale do Taquari (RS), uma das regiões mais afetadas pelas enchentes | Foto: Maurício Tonetto/Secom

A expectativa é que Lula anuncie ações e investimentos do governo federal para o Rio Grande do Sul no valor de R$ 75,6 bilhões.

A quantia do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) será destinada a obras nas áreas da saúde, esporte, educação e cultura.

Conforme publicação do governo federal, os investimentos serão coordenados em parceria com o setor privado, Estado, municípios e movimentos sociais.

Em Porto Alegre, o encontro será no Teatro do Sesi; em Lajeado, Lula será recebido no Teatro Univates. Os eventos serão públicos.

Dez ministros acompanham Lula

Dez ministros acompanham Lula na viagem ao Rio Grande do Sul, veja a relação: ministro da Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta; ministro da Casa Civil, Rui Costa; ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familia, Paulo Teixeira; ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e vice-presidente, Geraldo Alckmin; ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; ministro das Cidades, Jader Filho; ministro da Educação, Camilo Santana; ministra da Saúde, Nísia Trindade; além do ministro dos Transportes substituto, Adrualdo Catão.

*Fonte: Revista Oeste