PM: Deixei claro para Biden que não há como destruir o Hamas sem Rafah

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse a um poderoso comitê do Knesset que as IDF entrarão em Rafah em uma operação terrestre, e que ele disse isso ao presidente dos EUA, Joe Biden, em seu telefonema ontem.

“Temos um desacordo com os americanos sobre a necessidade de entrar em Rafa”, disse Netanyahu ao Comitê de Relações Exteriores e Defesa. “Não sobre a necessidade de eliminar o Hamas, a necessidade de entrar em Rafa. Não vemos uma maneira de eliminar militarmente o Hamas sem destruir esses batalhões restantes. Estamos determinados a fazê-lo. “

“Deixei claro ao presidente em nossa conversa, da maneira mais clara, que estamos determinados a completar a eliminação desses batalhões em Rafah”, disse Netanyahu. “Não há como fazer isso, a não ser entrando no chão.”

Netanyahu acrescenta que os dois líderes concordaram em um mecanismo para que os americanos compartilhem suas ideias sobre ajuda humanitária e evacuação de civis, uma preocupação compartilhada por Israel.

“Precisamos completar a eliminação militar do Hamas”, explica. “Não há substituto para isso, você não pode contornar isso, você não pode dizer ‘vamos destruir 80% do Hamas’, ‘vamos destruir 20%’, porque esses 20% vão reorganizar e retomar a Faixa, e é claro que eles representarão uma ameaça renovada para Israel, e é claro que também será uma vitória para o eixo mais amplo que nos ameaça – o eixo iraniano.”

Netanyahu também reconhece que Israel está travado em uma luta diplomática ao lado da luta militar, na qual a pressão sobre Israel está crescendo.

*Fonte: Times of Israel