Em visita a Teerã, líder do Hamas, Haniyeh exalta “isolamento político sem precedentes” de Israel

O líder do Hamas, Ismail Haniyeh, em visita ao Irã, disse que Israel vive um “isolamento político sem precedentes”, um dia depois de o Conselho de Segurança da ONU pedir um cessar-fogo na guerra de Gaza e a libertação imediata e incondicional de todos os reféns.

“Embora esta resolução tenha chegado tarde e possa haver algumas lacunas que precisam ser preenchidas, a própria resolução indica que a ocupação israelense está passando por um isolamento político sem precedentes”, disse o líder do grupo terrorista com sede no Catar em entrevista coletiva em Teerã.

Ele acrescenta que Israel está “perdendo cobertura política e proteção até mesmo no Conselho de Segurança” e “os EUA são incapazes de impor sua vontade à comunidade internacional”.

O Hamas saudou a resolução do Conselho de Segurança que pede que Israel cesse os combates, mas não deve obedecer à exigência de libertação imediata dos 134 reféns ainda mantidos em cativeiro em Gaza.

Haniyeh está acompanhado pelo ministro iraniano das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, que não fez comentários durante a coletiva de imprensa.

Haniyeh chegou a Teerã na terça-feira e se encontrou com Amir-Abdollahian. Ele deve se encontrar com outros altos funcionários durante sua visita, segundo a agência de notícias estatal iraniana Irna.

*Fonte: The Times of Israel