Duda Salabert (PDT), Luizianne Lins (PT) e Geraldo Júnior (MDB) aparecem com destaque negativo em levantamentos do Paraná Pesquisas
Representantes da esquerda lideram os índices de rejeição eleitoral em três capitais estaduais: Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador. Ao menos é o que indica a trinca de levantamentos de intenção de voto divulgada nesta quinta-feira, 28, pelo instituto Paraná Pesquisas.
Na capital mineira, a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) aparece na primeira posição do indicador rejeição. O nome da parlamentar foi a resposta dada por 21,8% dos entrevistados que ouviram a pergunta: “Se as eleições para prefeito de Belo Horizonte fossem hoje, em qual/quais desses candidatos o(a) senhor(a) não votaria de jeito nenhum?”.
Professora e mulher trans, Duda está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Antes, atuou como vereadora de Belo Horizonte, ficando no cargo de janeiro de 2021 ao início do ano passado, quando renunciou para assumir o cargo de deputada. Filiada ao PDT desde 2019, ela já militou pelo Psol, outro partido da esquerda brasileira.
Prefeita da capital cearense de 2005 a 2012, a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) é a integrante da esquerda a liderar a rejeição entre os eleitores de Fortaleza. De acordo com o Paraná Pesquisas, 32,8% dos entrevistados afirmaram que “jamais votariam” na petista, que já foi vereadora e deputada estadual.
Mais um integrante da esquerda lidera a rejeição eleitoral em Salvador. Na capital baiana, o primeiro colocado no levantamento do Paraná Pesquisas nesse quesito é Geraldo Júnior (MDB). Vereador soteropolitano de 2013 a 2022, ele é renegado por 36,4% do eleitorado local. Emedebista, Júnior é aliado do PT, sendo vice-governador da Bahia na gestão Jerônimo Rodrigues — e atua nos bastidores do poder para contar com um petista para integrar sua chapa na tentativa de conquistar a prefeitura.
Em Salvador e Fortaleza, os levantamentos divulgados nesta quinta-feira foram feitos a partir de entrevistas realizadas com 800 potenciais eleitores, com margem de erro em 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. Já em Belo Horizonte, a pesquisa contou com 900 participantes e margem de erro de 3,3 pontos porcentuais. Nos três casos, o nível de confiança é de 95%. As entrevistas foram feitas de 22 a 27 de março.
Os três levantamentos do Paraná Pesquisas foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral com os seguintes números:
- Belo Horizonte — MG-08204/2024;
- Fortaleza — CE-01878/2024; e
- Salvador — 02254/2024.
Esquerda lidera rejeição em outras duas cidades
Políticos da esquerda também lideram a rejeição eleitoral em outras duas cidades, conforme levantamentos divulgados pelo Paraná Pesquisas neste mês. Em Santos (SP), por exemplo, quem aparece na primeira colocação é Telma de Souza (PT). Em Belém, o detentor dessa condição é o único integrante do Psol com a responsabilidade de administrar uma capital: Edmilson Rodrigues.
*Fonte: Revista Oeste