Com impulso do agro, movimento do Porto de Santos cresce 24%

Trata-se da principal Porto do Brasil para o mercado externo

Principal porta do Brasil com o mercado exterior, o Porto de Santos movimentou 26 milhões de toneladas de cargas entre janeiro e fevereiro de 2024. A marca representa um aumento de 24% sobre o mesmo período do ano anterior — e o agronegócio foi o destaque para esse resultado.

Mais da metade de todas as movimentações no Porto de Santos foram de exportações do agronegócio brasileiro. Somente com os embarques, a carga do setor fechou em 13,6 milhões de toneladas.

O complexo da soja gerou o maior resultado em movimentação de todo o porto. Os embarques do grão, bem como de seus subprodutos, somaram 5,5 milhões de toneladas. Na sequência aparece o açúcar: 4,2 milhões de toneladas. No top quatro também estão celulose e milho empatados com cerca de 1,2 milhão de toneladas cada.

Porto de Santos em números

Atualmente, o Porto de Santos é a maior estrutura portuária da América Latina. Em média, por volta de 33% de todos os produtos importados e exportados pelo Brasil passam por ele anualmente.

Navio em berço no cais Porto de Santos | Foto: Reprodução

Para movimentar toda essa carga, por volta de 5 mil navios atracam nele por ano. Em torno de 85% deles fazem percursos internacionais. O restante é oriundo da navegação de cabotagem — ou seja: o transporte entre destinos diferentes em um mesmo país.

Entre janeiro e fevereiro de 2024, quase 900 embarcações já atracaram no Porto de Santos. O lugar começou a operar, ainda que com equipamentos rudimentares, em 1541. Hoje, sua infraestrutura comporta navios de 340 metros de comprimento.

*Fonte: Revista Oeste