Um grupo de deputados brasileiros denunciará, na sede do Parlamento Europeu, os abusos da Justiça do país
Uma comitiva composta de oito parlamentares brasileiros de direita chegou a Bruxelas, capital da Bélgica, nesta terça-feira, 9. A intenção é denunciar nas sedes da União Europeia (UE) “o que está ocorrendo no Brasil” e a “deriva autoritária do Judiciário no país”.
Entre os deputados que participam da missão na União Europeia estão Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Gustavo Gayer (PL-GO), Bia Kicis (PL-DF), Júlia Zanata (PL-SC), Coronel Ulysses (União-AC), Ricardo Salles (PL-SP), Débora Menezes (PL-AM) e Marcos Pollon (PL-MS).
O deputado Marcel Van Hatten (Novo-RS) também iria participar da viagem. Ele, contudo, resolveu permanecer no Brasil depois da divulgação das denúncias dos “Twitter Files”.
Um grupo de jornalistas e influenciadores digitais também participará dos encontros liderados pelos deputados brasileiros. Entre eles estão Marco Antônio Costa, Lidiane Pacheco, Karina Michelin, Jamile Davies e o português Sérgio Tavares.
Denúncias na União Europeia dos excessos do Judiciário no Brasil
Os parlamentares vão denunciar nas sedes da União Europeia os excessos cometidos pelo Judiciário brasileiro. Como a crise na liberdade de imprensa e de expressão no Brasil, a censura e a prisão de jornalistas e os processos que envolveram as detenções do 8 de janeiro.
Durante a viagem, os parlamentares brasileiros vão participar do seminário “Brasil: a repressão de Lula ao Estado de Direito”. Eles também vão se reunir com eurodeputados dentro do Parlamento Europeu — que fica justamente em Bruxelas.
O rei da Bélgica, Felipe, deve participar em um dos eventos no Parlamento Europeu.
Entrega de uma denúncia no Tribunal Penal Internacional contra o ministro Alexandre de Moraes
Na próxima quinta-feira, 11, a delegação de congressistas brasileiros irá até a Holanda, onde deverá apresentar uma denúncia no Tribunal Penal Internacional (CPI), que fica na cidade holandesa de Haia, contra o ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, por tortura contra os presos em decorrência das manifestações do 8 de janeiro de 2023.
Parlamentares já denunciaram abusos do Judiciário brasileiro em viagem aos EUA
No mês passado, um grupo de deputados brasileiros viajou até Washington D.C., capital dos Estados Unidos, para apresentar as mesmas denúncias. Boa parte dos deputados que viajaram para a Europa fazia parte da delegação que foi aos EUA.
*Fonte: Revista Oeste