Atleta de MT é convocado para Seleção

Lucas Sanagalli disputará Copa do Mundo

Nascido em Dourados no Mato Grosso do Sul, mas criado na quente Cuiabá desde os primeiros anos de vida, o atleta de futebol americano Lucas Sangalli, de 19 anos, irá embarcar em uma jornada com temperaturas mais baixas que o normal para um bom cuiabano, rumo ao Canadá, para jogar no Mundial de Futebol Americano, pela Seleção Brasileira sub 20. Com muita estratégia, adrenalina e foco, ele espera levar ao norte do continente muita garra para conquistar seus sonhos e ter bons resultados na chamada “Copa do Mundo” do futebol americano, organizada pela Federação Internacional de Futebol Americano (IFAS).

Lucas é atleta de um dos mais premiados times de futebol americano do país e, no Cuiabá Arsenal, que coleciona dois títulos brasileiros. O jogador de linha defensiva que sonha em entrar para as grandes ligas do esporte no exterior, tem como ídolo o jogador Maxx Crosby Las, membro da equipe do Vegas Raiders da National Football League (NFL).

O mato-grossense de coração, irá viajar para o Canadá no dia 19 de junho, e já no dia 20, a seleção deverá se apresentar na cidade de Edmonton. Os brasileiros terão como primeiros adversários os anfitriões canadenses, em partida que será realizada no dia 22 de junho. “A gente vai jogar num estádio com capacidade para mais de 50 mil pessoas. Então vai ser algo incrível. Tem várias seleções, Estados Unidos, Áustria, Panamá, Japão e várias outras equipes. Então vai ser um campeonato bem completo mesmo”.

Lucas contou um pouquinho de sua ideia, um tanto quanto recente, de se tornar um jogador profissional do esporte que sempre acompanhou da TV, após fazer uma oração e sonhar com um campo de futebol americano. “Minha trajetória começou quando eu passei a prestar mais atenção no esporte em 2022. Eu já estava nessa de entrar pro Cuiabá Arsenal, sempre tive contato com esse esporte, sempre assisti. Em uma noite eu falei: Deus, eu quero muito me destacar em um esporte. No outro dia eu sonhei a noite inteira com o futebol americano e me encantei”, revelou.

Desde então, o jovem coleciona conquistas como sua recente convocação à seleção brasileira de futebol americano após seletiva na cidade de Curitiba (PR). Com a viagem marcada, Lucas conta com o auxílio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) para pagar as passagens de ida e volta, mas para se manter no Canadá e custear hospedagem, alimentação, transporte ao longo da estadia está arrecadando dinheiro por meio da venda de camisetas da seleção brasileira. Ele revela também o desejo de fazer uma rifa para arrecadar mais recursos. 

“Para me manter lá, eu estou vendendo camisetas da seleção brasileira pelo site.

Link para compra das camisetas.

Lucas Sangalli

Cada camiseta que a gente vende é abatido um valor dos custos que tem para a gente ficar lá, que é alimentação, hotel, transporte do hotel para o treino, do treino para o jogo. Mas tem atletas que fazem rifas, eu também estou pretendendo fazer rifas para conseguir arrecadar dinheiro para conseguir me manter lá”, destacou o jogador.

O atleta é otimista quanto ao cenário do esporte que tem se desenvolvido em Mato Grosso e conta, segundo ele, com atletas muito dedicados e com um futuro promissor na área. No entanto, Lucas critica a falta de valorização salarial para os praticantes.

“Em Mato Grosso a gente vê que vem crescendo bastante, os atletas se dedicando cada vez mais. De todos os times, tem atletas da Liga que já são fechados com parcerias de suplementos, patrocínios (…) Mas, hoje no Brasil é um esporte que não tem muito investimento. São poucos atletas que recebem por mês para jogar, que vivem disso, mas a grande maioria joga por amor a esse esporte”.

Com passes precisos, bloqueios calculados e corridas explosivas, a expectativa é de que a seleção alcance bons resultados no Canadá e tragam para casa a perspectiva de um futuro melhor para o esporte no país. 

Futebol americano em Mato Grosso

No estado há 4 principais equipes:

  • Cuiabá Arsenal;
  • Sorriso Hornets;
  • Rondonópolis Hawks;
  • Sinop Coyotes.

*Fonte: FolhaMax