Prefeitura de Porto Alegre chegou a pedir a suspensão de operações de resgate com barcos
Depois de uma queda considerável de 25 centímetros, o nível do Guaíba, no Rio Grande do Sul, voltou a subir na manhã desta quinta-feira, 9, devido ao aumento das chuvas na região.
Atualmente, o curso d’água está em 5,06 metros, conforme medição da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura e da Agência Nacional de Águas (ANA). No domingo, o nível havia atingido era de 5,35 metros; em seguida, baixou para 5,03 metros, mas agora voltou a subir.
Por causa das chuvas, a Prefeitura de Porto Alegre chegou a pedir, na tarde da quarta-feira 8, a suspensão de operações de resgate com o uso de barcos na região metropolitana. As autoridades estaduais temiam descargas elétricas e fortes ventos, que estavam acima de 80 km/h.
“Atenção! Pedimos que os barcos em operações de resgate suspendam temporariamente suas atividades, devido à previsão de chuva de até 15mm, possíveis descargas elétricas e ventos acima de 80 km/h nas próximas horas na Região Metropolitana”, publicou o Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic Porto Alegre), no Twitter/X.
Tragédia já provocou 100 mortes
De acordo com o último boletim da Defesa Civil, subiu para cem o número de mortes causadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Há ainda 128 desaparecidos e mais de 1,4 milhão de pessoas atingidas pelas chuvas até o momento. São cerca de 67 mil pessoas instaladas em abrigos, quase 164 desalojados e mais de 370 feridos.
Queda de temperatura e mais chuva
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para uma queda de 3ºC a 5ºC das temperaturas no Rio Grande do Sul, devido à passagem de uma frente fria. As previsões revelam que as chuvas vão persistir no Estado, com maior intensidade prevista para o sul e o oeste, podendo se estender até Santa Catarina.
A expectativa é que as chuvas continuem ao longo da semana, com alertas para fortes precipitações especialmente no centro-norte e leste do Rio Grande do Sul, assim como no litoral norte e sul de Santa Catarina. Essa condição climática se deve à formação de um ciclone extratropical, que se desloca para o oceano e influencia o clima na região.
Segundo o Inmet, a previsão é que o território gaúcho enfrente um novo aumento da intensidade das chuvas no fim de semana, com volumes que podem ultrapassar os 100 milímetros. Há possibilidade de geadas a partir da próxima semana.
*Fonte: Revista Oeste