Com Câmara alagada, vereadores de Porto Alegre retomam trabalho em outro prédio

Parlamentares se reúnem às 14 horas na Associação Médica do Rio Grande do Sul

Depois de nove dias de paralisação por causa das enchentes, a Câmara Municipal de Porto Alegre retoma suas atividades nesta quarta-feira, 15. A sessão ocorre em um novo local, na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), às 14 horas, mas sem uma pauta específica definida, segundo UOL.

O prédio da Câmara fica localizado próximo à orla do Guaíba e foi inundado após o lago transbordar. Embora houvesse um plano inicial de manter a suspensão até a próxima sexta-feira, 17, a decisão foi de antecipar a retomada dos trabalhos.

Na terça-feira 14, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul também retomou suas sessões, realizadas de forma on-line. Durante essa sessão, foi aprovado o projeto que decretou calamidade pública no Estado, o que permite ao governo descumprir metas fiscais e outras restrições orçamentárias pelos próximos dois anos.

Nível do Guaíba

O nível do Guaíba continuava acima do normal, com 5,2 metros às 8 horas desta terça-feira 14, conforme dados oficiais. A Prefeitura de Porto Alegre contabiliza mais de 10 mil desabrigados e instalou mais de 150 estruturas emergenciais para alojar essas pessoas.

Além disso, um hospital de campanha começou a operar na zona norte da cidade desde a segunda-feira 13. A unidade tem capacidade para atender mais de 200 pessoas diariamente e funciona 24 horas por dia.

*Fonte: Revista Oeste