Dois VANTs abatidos perto da cidade de Eilat; terceiro interceptado no norte, causando estilhaços para atingir a área de Safed; sem feridos
Três drones lançados contra Israel por uma milícia apoiada pelo Irã no Iraque foram abatidos por caças israelenses na noite de quinta-feira e na madrugada de sexta-feira, disseram os militares.
A Resistência Islâmica no Iraque – uma formação de grupos armados afiliados às Forças de Mobilização Popular, uma coalizão de ex-forças paramilitares integradas às forças armadas regulares do Iraque – reivindicou dezenas de ataques com drones contra Israel em meio à guerra em curso, com as IDF relatando a derrubada de muitos deles. Muitas das alegações da milícia foram exageradas, mas em um caso ela conseguiu atingir uma base da Marinha israelense em Eilat, causando danos.
Em um incidente, na noite de quinta-feira, as Forças de Defesa de Israel disseram que dois “alvos aéreos suspeitos” – mais tarde confirmados como drones – que estavam indo em direção a Eilat da “direção leste” foram derrubados por caças.
Nenhuma sirene soou, já que os drones suspeitos foram derrubados fora do espaço aéreo israelense, de acordo com as IDF.
Logo após o incidente, a milícia assumiu o crédito pelo ataque, alegando ter lançado dois drones contra um “alvo vital” na cidade mais ao sul de Israel.
Então, na madrugada de sexta-feira, os militares disseram que caças derrubaram outra aeronave não tripulada que se aproximava do norte de Israel pelo leste.
O terceiro drone também não entrou no espaço aéreo israelense, de acordo com as IDF.
Parte de um míssil interceptador usado para derrubar o drone, atingiu a cidade de Safed, no norte do país, provocando um incêndio. O IDF disse que o incidente está sob investigação. Não houve feridos.
Pouco depois de as IDF terem dito que tinham derrubado um terceiro drone, a Resistência Islâmica no Iraque assumiu a responsabilidade, dizendo que lançou um drone no porto de Haifa.
A Resistência Islâmica no Iraque disse que os ataques foram em apoio a Gaza, dada a guerra de Israel no país contra o grupo terrorista Hamas.
Na segunda-feira, três drones lançados pela milícia foram derrubados por caças e um míssil Sa’ar classe 4,5, de acordo com as IDF.
Em meio à guerra em curso, grupos apoiados pelo Irã no Iraque, Iêmen e Síria afirmaram ter lançado dezenas de drones contra Israel. O próprio Irã também realizou um ataque sem precedentes contra Israel no mês passado com centenas de drones e mísseis.
*Fonte: The Times of Israel