Thiago José era uma indicação pessoal de Neri Geller
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, deve pedir a demissão do diretor de Operações e Abastecimento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Thiago José dos Santos, nesta segunda-feira (24). A informação é do portal Globo Rural. A assessoria do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) confirmou a informação, mas não divulgou qualquer outro posicionamento.
Santos está em licença do cargo desde o dia 14 deste mês e comanda a área responsável pelo leilão de arroz, que foi anulado pelo presidente Lula por suspeitas de irregularidades.
O diretor da Conab é ex-assessor do ex-deputado federal Neri Geller, que saiu da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), após virem à tona ligações com empresas que participaram do leilão. Sua indicação para ocupar cargo na Conab também foi uma indicação pessoal de Geller em março deste ano.
POLÊMICA DO LEILÃO – Thiago dos Santos ocupa a diretoria responsável pela realização dos leilões de compra da Conab. O executivo afirma que coordenou 46 leilões em 2024, entre eles o certame para compra de 263 mil toneladas de arroz realizado no dia 6 de junho e cancelado pelo Governo Federal uma semana depois.
Geller teve como assessor, também, o dono da BMT e Foco Corretora – bolsa de mercadorias e corretora que arremataram parte do volume de arroz ofertado no leilão. Robson Luiz de Almeida França ainda foi sócio do filho de Geller em uma corretora em 2023.
Toda a polêmica envolvendo o leilão pode acarretar na criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Federal, defendida por opositores do Governo Lula.
*Fonte: FolhaMax