Algumas delas passaram ao largo da cobertura da imprensa, enquanto outras geraram problemas diplomáticos para o Brasil
Ao longo deste terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu gafes e proferiu declarações polêmicas. Algumas delas passaram ao largo da cobertura da imprensa, enquanto outras geraram problemas diplomáticos para o Brasil.
Foi elaborada uma lista das frases mais emblemáticas desde a volta do petista ao Palácio do Planalto. O material completo está na Edição 223 da Revista Oeste, em reportagem assinada pelo colunista Augusto Nunes e pelo editor do site, Edilson Salgueiro. Contudo, o leitor poderá ler abaixo dez frases ditas pelo presidente entre 2023 e 2024.
Confira a lista das declarações de Lula
- “De vez em quando, ia um procurador, entrava lá na prisão de sábado, dia de semana, para perguntá: ‘Está tudo bem?’ Eu respondia: ‘Não está tudo bem. Só vai está tudo bem quando eu foder esse Moro’. Vocês cortam a palavra ‘foder’.”
- “Temos uma profunda gratidão ao continente africano por tudo que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país.”
- “Eu, aliás, se eu pudesse dá um conselho, é o seguinte: a sociedade não tem que sabê como é que vota um ministro da Suprema Corte. Sabe, eu acho que o cara tem que votá e ninguém precisa sabê. Votou a maioria 5 a 4, 6 a 4, 3 a 2. Não precisa ninguém sabê que foi o Uchôa que votou, foi o Camilo que votou. Aí cada um que perde fica com raiva, cada um que ganha fica feliz.”
- “Se eu tiver informação — ‘Olha, ô Lula, tem um presidente de tal país que é amigo do Hamas’ —, é para esse que eu vou ligá: ‘Ô cara, fala pro Hamas libertá os reféns, porra. Para que ficá com os reféns lá retidos? Liberta. Tem gente que precisa de remédio para tomá, tem gente que tem asma. Liberta o refém’. E também falá para o governo de Israel: ‘Liberta os presos, liberta os sequestrados. Que coisa que é essa?’.”
- “Resolvê o problema em torno de uma mesa de negociação, em torno de uma conversa, é muito mais barato, é muito mais fácil, é muito mais econômico. Um casal dentro de casa, quando tiver algum problema de desavença, sente numa mesa, converse, discuta. Não é possível a gente chegar às vias de fato por uma divergência, por ciúmes.”
- “Em fábrica, a gente sabe que tem que tê uma profissão. Se a gente não tivé uma profissão, a gente vai sê ajudante-geral. E ajudante-geral não ganha nada. Nenhuma mulher qué namorá com um cara que mostra a carteira profissional e tem a profissão ajudante-geral.”
- “Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza, com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matá os judeus.”
- “É uma homenagem às quase 12 milhões e 300 mil crianças que morreram na Faixa de Gaza, em Israel, bombardeadas em uma guerra insana contra a humanidade.” (Pelos cálculos de Lula, as crianças mortas pelos israelenses na Faixa de Gaza somam mais que o dobro dos 6 milhões de judeus assassinados no Holocausto.)
- “Vamo criá vergonha. Vai tê uma conferência nacional em julho, e vocês tratem de me apresentá um produto de inteligência artificial em língua portuguesa, criado pelos brasileiros. Porque a gente não vai permitir que nos roubem a criação da inteligência artificial, assim como foi roubada a criação do avião.”
- “A concentração de renda é tão absurda que alguns indivíduos possuem seus próprios programas espaciais. Certamente tentando encontrá um planeta melhor que a Terra, para não ficá no meio dos trabalhadores que são responsáveis pela riqueza deles.”
*Fonte: Revista Oeste