Até agora, o governo ucraniano confirmou 10 mortes decorrentes do ataque feito nesta segunda-feira, 8
O governo da Ucrânia informou que um ataque de mísseis russos na capital, Kiev, matou dez pessoas e feriu 31 nesta segunda-feira, 8. Um dos alvos foi o hospital infantil Ohmatdyt, com capacidade para atender mil crianças. Equipes de resgate buscam pacientes e profissionais que possam estar sob os escombros.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou no Twitter/X às 6h08 (hora de Brasília) que “a Rússia disparou mais de 40 mísseis de diferentes tipos contra cidades ucranianas, atingindo um hospital infantil em Kiev e danificando prédios residenciais e infraestrutura por todo o país”.
Segundo Zelensky, ‘há pessoas sob os escombros, e o número exato de vítimas ainda é desconhecido. Nesse momento, todos estão ajudando a limpar os escombros — médicos e pessoas comuns”.
Okhmatdyt Children’s Hospital in Kyiv. One of the most important CHILDREN’S hospitals not only in Ukraine, but also in Europe. Okhmatdyt has been saving and restoring the health of thousands of children.
Now that the hospital has been damaged by a Russian strike, there are… pic.twitter.com/TmRlUmSBri— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) July 8, 2024
Uma imagem mostra um prédio parcialmente destruído com muitos escombros e várias pessoas tentando resgatar sobreviventes, enquanto uma fumaça densa se eleva do local.
O Ohmatdyt é o maior hospital infantil na Ucrânia, capaz de atender mais de 1.000 crianças em diversas especialidades. Foi atingido e parcialmente destruído hoje pela Rússia. Há o temor de que possa haver crianças debaixo dos escombros. pic.twitter.com/w94bFMyazS— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) July 8, 2024
Presidente da Ucrânia cobra responsabilização da Rússia
Zelensky pediu ao mundo que use toda a sua determinação para acabar com os ataques russos. “Matar é o que Putin faz. Somente juntos podemos trazer paz e segurança verdadeiras.”
Na postagem, o presidente ucraniano também afirmou que “a Rússia não pode alegar ignorância sobre para onde voam os seus mísseis”. “A Rússia deve ser totalmente responsabilizada por todos os seus crimes contra as pessoas, contra as crianças, contra a humanidade em geral. É muito importante que o mundo não fique calado sobre isso agora e que todos vejam o que a Rússia é e o que está a fazer.”
Repórteres da AFP relataram que uma densa fumaça cobria Kiev durante a manhã. O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, informou que fragmentos de mísseis abatidos pela defesa antiaérea caíram em dois bairros do centro da cidade, e que equipes de resgate foram enviadas para essas áreas.
*Fonte: Revista Oeste