A doença atinge tanto animais quanto trabalhadores
A gripe aviária preocupa os criadores de vacas de leite nos EUA. As primeiras contaminações ocorreram em março. Até o momento, há o registro de casos da doença em 145 rebanhos em 2024, de acordo com os números do governo norte-americano.
Os casos se espalharam de norte a sul e leste a oeste. Ao todo, a gripe aviária já atingiu vacas de leite em 12 Estados do país. A doença não perdoou nem mesmo os trabalhadores das fazendas. Quatro empregados ficaram doentes, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças — a “Anvisa dos EUA”.
Conforme mostram os registros do Departamento de Agricultura dos EUA, os quatro Estados mais rebanhos afetados são Colorado (30), Idaho (28), Michigan (26) e Texas (22). Entre eles, apenas em Idaho não há o registro de casos entre trabalhadores, e o Michigan concentra o maior número de seres humanos que contraíram a doença: dois.
Gripe aviária e vacas de leite no Michigan
Em razão da situação epidemiológica, o Departamento de Agricultura de Michigan baixou um conjunto de normas que passou a valer no início de julho.
Entre as novas normas para tentar conter o avanço da gripe aviária, as fazendas com vacas de leite terão de ter um diário para registrar o controle de acesso de todos os veículos e das pessoas que ingressarem na propriedade. Na lista de medidas, também trouxe restrições às exposições de bovinos e aves e o estabelecimento de áreas de contenção dentro das propriedades.
*Fonte: Revista Oeste