Amauri Chamorro fez tais afirmações em entrevistas à emissora GloboNews, que o apresentou como ‘analista’ de assuntos internacionais
O marqueteiro do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) Amauri Chamorro sugeriu, na segunda-feira 15, que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump armou o próprio atentado. Não é a primeira vez que esse tipo de acusação ocorre. Ele já acusou o empresário e dono da Tesla, Elon Musk, de financiar um “golpe” contra o presidente Evo Morales, na Bolívia, em 2019.
Chamorro deu ambas as declarações durante entrevistas à emissora GloboNews. Ele foi apresentado como “analista de assuntos internacionais”. No comentário sobre o atentado contra Trump, o comentarista Brian Winter rebateu o marqueteiro e disse ser “irresponsável falar desse atentado hoje [segunda-feira] como armação”.
Em 26 de junho, Chamorro tratou uma publicação irônica de Elon Musk como uma comprovação de que o empresário teria financiado um suposto golpe de Estado na Bolívia. O marqueteiro comentou a tentativa de tomada do poder no país que ocorreu neste ano.
“Vamos lembrar que Elon Musk assumiu que financiou o ‘golpe de Estado de 2019’, contra o presidente Evo Morales”, disse Chamorro, em entrevista à GloboNews. “E que, inclusive, a população deveria se acostumar, porque ele financiaria outros golpes caso fossem necessários.”
Em 2019, o então presidente da Bolívia, Evo Morales, renunciou ao cargo. Alguns meses depois, Elon Musk comentou a pandemia de covid-19 no Twitter/X e disse que “dar dinheiro às pessoas permite com que elas decidam o que atende melhor às suas necessidades”.
Um usuário respondeu ao empresário: “Você sabe o que não era de interesse público? O governo dos EUA organizarem um ‘golpe’ contra Evo Morales na Bolívia para que você possa obter lítio lá”. As indústrias utilizam lítio para a produção de baterias. A maior reserva do metal fica na Bolívia.
Marqueteiro utiliza comentário sarcástico de Musk
Em tom irônico, Musk respondeu ao usuário: “Vamos golpear quem quisermos. Lide com isso”. O comentário sarcástico foi suficiente para gerar teorias de que o empresário estaria envolvido em um suposto golpe contra o ex-presidente da Bolívia.
Nas conspirações, Elon Musk teria financiado o “golpe de 2019”, que não ocorreu, para conseguir comprar o metal por valores menores. O dono da Tesla comentou as acusações: “O nosso lítio vem da Austrália”.
Nesta semana, o jornal O Globo, que pertence ao mesmo grupo que a GloboNews, divulgou que Chamorro acertou um contrato para atuar como marqueteiro do Psol. Ele deve gerenciar a campanha eleitoral do deputado federal Tarcísio Motta (Psol-RJ) à Prefeitura do Rio de Janeiro.
Chamorro já é conhecido por ser um marqueteiro político com histórico de trabalhos para membros da esquerda na América Latina. Ele já trabalhou como consultor da campanha do presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Também colaborou com o ex-presidente do Peru Pedro Castillo.
*Fonte: Revista Oeste