Parlamentares querem saber o custo total da viagem, além do critério de escolha dos assessores e as atividades desempenhadas nos eventos oficiais
Os deputados do partido Novo encaminharam um requerimento de informação (RIC) ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre a comitiva que acompanhou a primeira-dama Janja Lula da Silva para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O documento foi assinado pelos parlamentares Adriana Ventura (Novo-SP), Gilson Marques (Novo-SC) e Marcel van Hattem (Novo-RS). Por meio de nota, os deputados afirmam que a viagem de Janja e sua comitiva “levantou dúvidas sobre a necessidade e os custos envolvidos” e, por isso, “exigem respostas específicas para maior entendimento dos fatos e promoção da transparência”.
O requerimento inclui uma série de perguntas, com o custo total da viagem de Janja e sua comitiva, os critérios de escolha dos assessores, além das atividades desempenhadas por cada integrante nos eventos oficiais.
Segundo a deputada Adriana Ventura, é preciso “garantir que cada centavo do dinheiro público seja usado com responsabilidade e transparência, especialmente em momentos em que o governo está fazendo cortes nos recursos destinados à saúde e à educação”.
“Não é aceitável que a primeira-dama viaje às custas do erário sem justificativas claras e adequadas. Por isso, estamos exigindo informações detalhadas sobre a composição e os custos da comitiva, bem como a justificativa para a presença de cada assessor”, declarou.
Os parlamentares realizaram as seguintes perguntas para a Casa Civil:
- Quem compôs a comitiva da primeira-dama? Solicita-se a lista completa de todos os membros da comitiva que acompanharam a primeira-dama na viagem, incluindo seus respectivos cargos e vínculos institucionais.
- Qual foi o custo total da viagem da comitiva da primeira-dama Rosângela Lula da Silva a Paris, incluindo passagens aéreas, diárias, hospedagem, alimentação e outros gastos relacionados? Enviar informações detalhadas para cada pessoa que compôs a comitiva, inclusive da primeira-dama.
- Qual a justificativa para a presença de cada um dos assessores que compunham a comitiva da primeira-dama? Quais foram os critérios utilizados para a escolha desses profissionais?
- Qual foi a participação específica de cada assessor da comitiva nas atividades realizadas em Paris? Solicitamos um detalhamento das funções e atividades desempenhadas por cada um dos membros da comitiva.
- Quais foram os eventos oficiais e encontros realizados pela primeira-dama durante a viagem a Paris? Solicita-se uma lista de autoridades e personalidades com quem a primeira-dama se reuniu, bem como os objetivos e resultados de tais encontros.
Janja “representou” Lula na cerimônia de abertura das Olimpíadas
Janja foi à cerimônia de abertura do evento no lugar do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que não pôde comparecer. Além da primeira-dama, os ministros do Esporte, André Fufuca, e do Turismo, Celso Sabino, representaram o Brasil na abertura da edição deste ano dos Jogos Olímpicos.
“O Fufuca vai como chefe do Esporte brasileiro”, explicou Lula. “Como Macron me convidou, resolvi dizer que a Janja vai, porque tenho muita coisa para fazer no Brasil, não posso ir. Então, quando vocês estiverem disputando, ela vai estar lá torcendo.”
Na segunda-feira 29, Janja retornou ao Brasil. Em seu perfil oficial no Twitter/X, Janja publicou uma foto em frente à Torre Eifel com a bandeira do Brasil. Anunciou ter retornado ao país, mas disse ter deixado em Paris “todo amor e carinho para nossos atletas”.
“Dedicação e determinação que nos enche de orgulho”, afirmou. “Com medalha ou sem medalha todos já são vitoriosos. Manda Brasa time Brasil!!! Seguimos acompanhando vocês aqui de casa.”
*Fonte: Revista Oeste