O candidato do PL à Prefeitura de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, é quem mais cresce nas intenções de voto na cidade, segundo amostragem feita e registrada pelo renomado instituto nacional Paraná Pesquisas, que tem se notabilizado por cravar resultados de pleitos presidenciais. O liberal surge com praticamente 30%, uma evolução pessoal de 50% da preferência popular sobre os 20% que vinha sendo atribuída a si, nas últimas semanas.
Cláudio surgiu com 29,3% das intenções de voto na modalidade estimulada contra 40,8% de Thiago Silva (MDB), que aparece em primeiro colocado, mas que pela primeira vez durante a campanha se vê ameaçado pelo crescimento efetivo de um adversário. Paulo José (PSB), apoiado pelo atual prefeito, Zé do Pátio (PSB), também mostra evolução, embora tímida, marcando 16,5%.
O percentual de entrevistados que optaram por dizer que votarão nulo ou branco foi de 7,2%, enquanto 18,7% não souberam responder e outros 6,2% se recusaram a optar por qualquer nome envolvido. O histórico gráfico e evolutivo dos três nomes envolvidos no páreo, a se repetir as movimentações do eleitorado do trio nas próximas semanas, tem força para provocar alterações de posições no páreo.
“Estamos exatamente a um mês das votações e uma onda pela mudança vem se formando no nosso entorno porque a população está compreendendo que o único projeto que representa essa virada de página é o nosso. Estudamos os problemas da cidade, em especial os da saúde, temos aberto esse diálogo pelas ruas e agora também no programa de TV. Confesso que fico muito feliz com os números da Paraná Pesquisas, que é um instituto nacional e confiável”, comenta Cláudio.
Outro ponto que reforça o argumento de eleição aberta são os números da modalidade espontânea (sem apresentação da lista de candidatos) da Paraná Pesquisas, que expôs um cenário de 40,2% dizendo que não sabe em quem votar. Neste mesmo contexto, Thiago marcou 26,3%, Cláudio 18,5%, Paulo José 9.5%, Zé do Pátio (que sequer é candidato) marcou 0,7%, outros nomes 0,7%, enquanto 4,2% dos ouvidos optaram por ‘ninguém, branco ou nulo’
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MT-05975/2024, sendo que as entrevistas foram realizadas entre os dias 02 e 05 de setembro de 2024, com 600 eleitores. O grau de confiança da amostragem é 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 4,1 pontos percentuais para os resultados gerais.
Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico das localidades onde as entrevistas seriam realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população com 16 anos ou mais residente nas localidades como base para essa seleção. Na segunda etapa, a seleção dentro da localidade, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: gênero, faixa etária, escolaridade e renda domiciliar mensal.