Já Abilio recebeu R$ 9 milhões do PL
Se no primeiro turno das eleições o Partido dos Trabalhadores foi modesto com a doação ao candidato candidato à Prefeitura de Cuiabá, Lúdio Cabral, agora no segundo turno a sigla foi mais generosa e destinou R$ 5,3 milhões de Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FECF), conhecido como ‘Fundão Eleitoral’, para a campanha do correligionário. Abilio Brunini (PL), por sua vez, ainda não recebeu dinheiro do nesta segunda etapa do Partido Liberal, mas acumula R$ 9 milhões ainda do primeiro turno.
Os dados e valores constam no no portal de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, o DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O montante doado ao petista é o dobro do que foi repassado pela sigla no primeiro turno, que dividiu 2,6 milhões em três parcelas.
O valor da doação corresponde ao limite legal de gastos a que o candidato tem direito nesta segunda etapa do pleito, que é de R$ 5.329.016,72. Até o momento, Lúdio já arrecadou R$ 10,6 milhões, sendo 97% do fundão eleitoral.
Além do PT, o Partido Social Democrata (PSD), também doou no primeiro turno R$ 2,4 milhões. A sigla faz parte da coligação de Lúdio, que conta com a jornalista Rafaela Fávaro (PSD) como vice na chapa. Ela também é filha do ministro da Agricultura (Mapa) Carlos Fávaro.
Outros 3% são de doações de pessoas físicas, que representam R$ 311,6 mil. Desde o primeiro turno, o candidato já contratou R$ 5,3 milhões em despesas e pagou R$ 4,9 milhões.
Destes, o maior gasto foi com produção de programas de rádio e televisão (R$ 1,2 milhão), atividades de militância e mobilização de rua (R$ 825 mil), serviços advocatícios (R$ 610 mil), impulsionamento de conteúdos nas redes sociais (R$ 359 mil), pesquisas ou testes eleitorais (R$ 330 mil), entre outras. O bolsonarista contratou R$ 7,7 milhões em despesas e pagou R$ 7.6 milhões.
Os maiores gastos foram com comunicação que estão classificadas como “diversas a especificar” que somam R$ 3,3 milhões, mas ao serem destrinchadas pelo FOLHAMAX são serviços de assessoria e consultoria de comunicação, contratação de pesquisas quantitativas e clipagem de matérias jornalísticas.
Constam também doações financeiras a outros candidatos/partidos(R$ 890 mil). publicidade por adesivos (R$ 727 mil), serviços advocatícios ( R$ 712 mil), serviços contábeis (R$ 700 mil), atividades de militância e mobilização de rua (R$ 410 mil), entre outras
*Fonte:FolhaMax