Enchentes repentinas deixam 51 mortos na Espanha; veja vídeos

Força da água arrastou carros, transformou ruas de vilarejos em rios e interrompeu a circulação em linhas ferroviárias e rodovias

Pelo menos 51 pessoas morreram depois que enchentes repentinas atingiram a região de Valência, no sudeste da Espanha nesta terça-feira, 29. A informação foi confirmada por autoridades locais às agências de notícias Reuters e Associated Press.

Os alagamentos foram provocados por chuvas torrenciais causadas por uma frente fria no sul e no leste do país. Estradas e cidades foram inundadas.

Chuva provocou o desabamento parcial de uma ponte em Valência | Foto: Eva Manez/Reuters
Chuva provocou o desabamento parcial de uma ponte em Valência | Foto: Eva Manez/Reuters

A força da água arrastou carros, transformou ruas de vilarejos em rios e interrompeu a circulação em linhas ferroviárias e rodovias.

Autoridades locais aconselharam a população a permanecer em casa nas áreas mais afetadas pelas enchentes.

O presidente regional do leste de Valência, Carlos Mazón, informou que algumas pessoas estão ilhadas. “Se os serviços de emergência não chegaram, não é por falta de recursos nem disposição, mas por um problema de acesso”, afirmou.

Enchentes interromperam circulação de trens

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pessoas e animais cercados pelas águas, algumas refugiadas em árvores.

Um trem de alta velocidade com quase 300 passageiros descarrilou perto de Málaga, mas sem relatos de feridos. O serviço ferroviário entre Valência e Madri foi suspenso, assim como em outras linhas na área.

A agência meteorológica espanhola, a Aemet, emitiu alerta vermelho em Valência, com chuvas de até 200 mm em locais como Turis e Utiel.

As tempestades devem continuar até esta quinta-feira, 31, segundo previsões meteorológicas.

*Fonte: Revista Oeste