Líder do CV em “quartel do agro” de MT pega 20 anos de prisão

Grupo comandava crimes em Primavera

O juiz da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Jean Garcia Bezerra, condenou Leandro Miranda dos Santos, o “Léo do Chevette”, a 20 anos e 10 meses de prisão, no regime fechado, pelos crimes de constituir organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. Ele foi um dos alvos da operação “Alter Ego”, da Polícia Judiciária Civil (PJC).

Em sentença publicada nesta sexta-feira (8), o juiz também condenou Rodolpho Oliveira Venzom, Naiara Raquel Borges Terra de Oliveira, Thais Cristina Rodrigues dos Santos e Tayná de Sousa Andrade, pelo crime de lavagem de dinheiro, que pegaram 4 anos em regime aberto. Os condenados são apontados como membros do Comando Vermelho atuando em Primavera do Leste (236 Km de Cuiabá) – que a exemplo de outros municípios de Mato Grosso caracteriza-se pela forte presença do agronegócio e também de facções criminosas.

“O grupo é causador de inúmeros problemas na sociedade, atuando dentro e fora dos presídios de todo o país, ordenando ‘salves’ e até morte de desafetos”, diz trecho da condenação. Em relação a “Léo do Chevette”, o magistrado revelou na sentença que o líder do Comando Vermelho possui outras sete condenações.

A operação “Retomada – Alter Ego”, conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), de Primavera do Leste (236 Km da capital), cumpriu 244 ordens judiciais, entre mandados de prisão e busca e apreensão, cujos alvos são supostos integrantes do “Comando Vermelho”, atuando no tráfico de drogas, furtos, roubos e homicídios, na região. As ordens foram cumpridas nas cidades de Paranatinga, Primavera do Leste, Rondonópolis e Cuiabá em 2022.

As investigações que culminaram na operação tiveram início na Derf e também na Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas de Goiás, que prendeu o criminoso apontado como líder do bando que agia na região de Primavera do Leste.

Diversos processos derivados da operação “Retomada – Alter Ego” tramitam no Poder Judiciário de Mato Grosso.

*Fonte:FolhaMax